XIV Conferência Portuguesa de Ciências Polares | - CCMAR -

XIV Conferência Portuguesa de Ciências Polares

Sexta, 18 Novembro, 2022 a Sábado, 19 Novembro, 2022
Campus da Penha l Universidade do Algarve l Faro

O Programa Polar Português (PROPOLAR) promove anualmente a Conferência Portuguesa de Ciências Polares, para a discussão de ideias e resultados, identificação de novas áreas de investigação e fomento de colaborações entre os cientistas portugueses, e com seus parceiros internacionais. Este ano a conferencia decorre num enquadramento particularmente volúvel, mas que fomenta a oportunidade para tomar medidas para um futuro energética e ambientalmente mais sustentáveis, baseado no conhecimento científico. Daí o lema “Fomentar a ciência polar num planeta sustentável”, que engloba a necessidade da procura do conhecimento para explicar os processos passados e presentes nas regiões polares que podem projetar e prevenir os impactos nestes ambientes e nos seus biomas, e no futuro do clima global.

A XIV Conferência Portuguesa de Ciências Polares, organizada pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve, terá lugar no Campus da Penha da Universidade do Algarve em Faro, nos dias 18 e 19 de Novembro de 2022, em formato presencial.

Mais que nunca, sentimos atualmente os efeitos das alterações climáticas. Em Portugal somos confrontados com ondas de calor, baixa pluviosidade e seca extrema, e estas mudanças entram apressadamente nas vidas de todos. Em conjunto com outras pressões, percebe-se a necessidade de alterar hábitos, consumir menos energia e diversificar e favorecer as fontes com menor impacto no ambiente e no clima.

Estes impactos são globais, mas com intensidades distintas, e as regiões polares são particularmente afetadas. E no entanto, são elas próprias um importante condicionador do clima e as maiores reservas de água do planeta. Os sucessivos relatórios do Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC), indicam que o aumento da temperatura global ultrapassará os 2ºC num futuro próximo, enquanto que as temperaturas estivais no Ártico e na Antárctica sobem já a níveis antes impensáveis, reforçando que, apesar de os dois polos apresentarem realidades muito diferentes, ambos estão sujeitos a drásticas e rápidas mudanças.

É clara a importância de perceber as causas, processos e os impactos destas mudanças. A comunidade científica polar portuguesa investiga os fenómenos atmosféricos, biológicos, criosféricos, geológicos e oceânicos, que ocorrem nas regiões polares mas que têm consequências globais. Tendo em conta a magnitude e diversidade de temas e desafios, a nossa dimensão e distância às regiões polares, Portugal, através do PROPOLAR com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) fomenta parcerias científicas, nacionais e internacionais, fundamentais para consolidar conhecimentos e antecipar e prevenir, ou mitigar, cenários futuros.

MAIS INFORMAÇÕES AQUI

Tipo de Evento