Portugal organiza Encontro Internacional sobre Aquacultura Sustentada | - CCMAR -
 

Portugal organiza Encontro Internacional sobre Aquacultura Sustentada

Quarta, 20 Janeiro, 2010 a Quinta, 21 Janeiro, 2010
 

Decorre esta semana em Tavira um evento internacional dedicado à Aquacultura Costeira Sustentada, organizado pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR) que coordena o Projecto Europeu SEACASE- Sustainable Extensive and Semi-intensive Aquaculture Production in Southern Europe.

O Workshop Internacional realiza-se nos dias 20 e 21 de Janeiro e visa divulgar os resultados obtidos no âmbito do projecto, bem como sintetizar os últimos avanços científicos e técnicos realizados nesta temática pela comunidade científica internacional. O evento é dirigido a investigadores, aquacultores, estudantes, entidades oficiais e a todos os interessados na problemática da Aquacultura e contará com mais de 120 participantes de toda a Europa e também do Egipto.

O encontro internacional é precedido por um Workshop Nacional cujo tema, Policultivo - o caso de estudo português, pretende promover um debate alargado sobre a criação de valor acrescentado nos produtos de aquacultura semi-intensiva. São esperadas cerca de 100 pessoas, com grande participação de aquacultores nacionais.

No projecto SEACASE, que agora termina, participaram 12 instituições, entre Centros de Investigação e Universidades, de cinco países do Sul da Europa: Portugal, Espanha, França, Itália e Grécia. Durante os três anos de duração, o projecto sempre priveligiou a colaboração com a indústria o que se traduz em várias parcerias alcançadas em todos os países envolvidos. Este projecto estudou um vasto leque de sistemas de aquacultura extensiva e semi-intensiva apontando como prioridades a valorização destes métodos de produção, o desenvolvimento de ferramentas eficazes para o aumento da competitividade e da produtividade, permitindo conduzir a uma melhor rentabilidade da aquacultura extensiva e semi-intensiva.

Realçamos a importância da realização de eventos como este numa área em forte expansão em todo o mundo e cujo potencial em Portugal está sub-explorado. Esta iniciativa visa, além da divulgação do trabalho científico junto dos seus pares, promover uma maior aproximação entre os investigadores e a indústria, onde se espera que predomine a partilha de informação e experiências realizadas nos diferentes países e entre os vários sectores participantes.

Activity type 
Evento Científico