Segunda Reunião Anual do ‘International Joint-Research Centre for Marine Sciences’ | - CCMAR -

A segunda reunião anual

Nos dias 21 e 22 de Novembro, o CCMAR organizou a segunda reunião anual do ‘International Joint Research Centre for Marine Sciences’ no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. A reunião contou com a presença de membros das direções das várias entidades que constituem o ‘Joint Research Centre’, nomeadamente Jiale Li (vice-presidente da Shangai Ocean University), Paulo Águas (reitor da Universidade do Algarve), Liangbiao Chen (diretor do ‘Joint-Research Centre’) e Adelino Canário (presidente do CCMAR e e co-diretor do ‘Joint-Research Centre’). De modo a alargar os parceiros que constituem este centro internacional, foi ainda assinado, nesta reunião, um novo protocolo de parceria para incluir o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, representados pelo seu presidente Miguel Miranda e vice-presidente Nuno Lourenço.

Um centro para a cooperação China-Portugal

O ‘International Joint Research Centre for Marine Sciences’ foi criado em Setembro de 2017, em Xangai,  para promover a cooperação entre a Universidade do Algarve e a Shanghai Ocean University através de investigação inovadora, mobilidade de investigadores e novos programas de investigação e formação conjuntos.  O ‘Joint Centre’ funciona como uma plataforma de cooperação para realizar projectos científicos em colaboração em diversas áreas de interesse comum relacionadas com as Ciências do Mar, incluindo também as Ciências Polares e Alterações Climáticas.

Oportunidades de investigação

A China, uma das civilizações mais antigas, é uma das maiores economias do mundo e um dos que mais tem crescido continuamente nos últimos 40 anos. É já hoje um líder mundial em muitas áreas incluindo a ciência. Desta forma os investigadores da UAlg e do CCMAR podem beneficiar do acesso uma cultura em grande transformação, com infraestruturas de última geração, mas também com uma comunidade de investigadores jovem e com vontade de se relacionar com a comunidade internacional. Os estudantes das duas universidades têm também novas oportunidades. Ainda no semestre passado duas dezenas de estudantes da UAlg beneficiaram de estadias de curta (uns dias) e longa duração (um semestre) na SHOU e estudantes e professores da SHOU visitaram a UAlg. Esta segunda reunião do ‘Joint Centre’ serviu para perspectivar e planear as actividades futuras, assim como apresentar vários projetos de investigação conjuntos do CCMAR-UAlg e da SHOU e trabalhos desenvolvidos no âmbito de teses de mestrado e doutoramento, com a orientação conjunta das duas universidades parceiras.