Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico no Setor do Mar | - CCMAR -

Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico no Setor do Mar

Short Title 
MarTECH Algarve
Coordination 
CCMAR
Total budget 
584049.46k€
Funding 
CRESC Algarve 2020
Date 
05/2021 to 06/2022

Organiza

Main info

Project ALG-05-3559-FSE-000020_RHAQ financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, através do CRESC ALGARVE 2020 do Portugal 2020

 

O objetivo estratégico do Projeto MarTECH-Algarve é capitalizar as capacidades da Plataforma de Interface do CCMAR (Infraestruturas de Investigação e Plataformas Tecnológicas e Científicas) para promover a incorporação de conhecimento e tecnologia nas empresas do setor do Mar, e aumentar os níveis de investimento privado empresarial em I&D+i.

 O projeto MarTECH-Algarve é composto por 5 atividades:

  1. REDE - Interação Indústria/CCMAR;
  2. SERVIÇOS - Desenvolvimento de oferta de serviços customizados para as necessidades da indústria;
  3. COLABORAÇÃO - Articulação com iniciativas e projetos europeus;
  4. COMUNICAÇÃO - Promoção dos serviços e atividades do projeto;
  5. CAPACITAÇÃO - Organização de ações de capacitação de agentes do sistema de I&D+i.

 

A Atividade 1. REDE irá promover sinergias e colaborações entre investigadores e técnicos do CCMAR e profissionais de empresas e indústrias regionais e nacionais, permitindo estabelecer e consolidar uma rede de parceiros cujo interesse comum é a inovação e desenvolvimento do sector Mar, e encontrar pontos comuns de trabalho. Pretende-se, com estas atividades de rede, criar um espaço dedicado a iniciativas regulares de interação e transferência de conhecimento focadas na valorização económica do sector Mar, incluindo a disseminação e difusão de novos conhecimentos e tecnologias gerados no âmbito da I&D+i para o tecido empresarial, de acordo com as necessidades identificadas. Serão ainda criadas condições para desenvolver provas de conceito, e o patenteamento e licenciamento de propriedade industrial resultante das interações de rede. Desta forma, será possível identificar e validar quais as capacidades tecnológicas do CCMAR que poderão reverter em benefício das empresas. As atividades de rede vão permitir identificar tecnologias, conhecimentos e serviços particularmente úteis para responder às necessidades da indústria do sector Mar.

A Atividade 2. SERVIÇOS irá permitir desenvolver estes novos serviços e assistência técnica customizados e disponibilizar de forma acessível toda a oferta de tecnologias, conhecimentos e serviços especializados às empresas do sector, através de um portfolio online de navegação facilitada e conteúdos adaptados ao público-alvo, de forma segmentada.Para além da sua capacidade tecnológica, o CCMAR apresenta ainda um ‘track record’ interessante a nível de colaboração com Infraestruturas de Investigação nacionais e europeias.

A Atividade 3. COLABORAÇÃO foi desenhada de modo a tirar proveito destas colaborações já estabelecidas, o que permitirá atingir resultados ambiciosos num curto intervalo de tempo. Nesta atividade, a extensa rede de colaborações e parcerias internacionais do CCMAR, e a sua capacidade demonstrada em captar financiamento europeu irão alavancar projetos e internacionalização dos processos de I&D+i das empresas nacionais.

A Atividade 4. COMUNICAÇÃO irá disseminar os serviços e tecnologias do CCMAR junto dos seus potenciais utilizadores ao longo do projeto (e em articulação com outras atividades), e implementar uma campanha de promoção mais alargada da oferta de serviços e tecnologias do CCMAR otimizada neste projeto junto dos ‘stakeholders’ mais relevantes a nível regional, nacional e internacional.

Por último, a Atividade 5. CAPACITAÇÃO irá contribuir para a sustentabilidade da Plataforma de Interface do CCMAR, do seu futuro Portfólio de Serviços e Tecnologias e da rede de parceiros estabelecida no âmbito deste projeto através de várias ações de capacitação de agentes do sistema I&D+i na área da transferência de tecnologia e na utilização dos serviços disponibilizados.

De salientar que, no seu conjunto, as atividades do projeto foram delineadas de modo a que num período pós-projeto estes processos de transferência de conhecimento venham a ser reconhecidos como um investimento em inovação e internacionalização por parte das empresas do sector, as quais serão capacitadas para tirar partido dos serviços disponíveis, da rede de parceiros que será montada e das fontes de financiamento europeu existentes para a sua valorização.

 

 

Activities
Activities 
Type of Event 
Other Events
AIMs / AUDIENCE: Application and capabilities of next-generation smart labels for quality and cold chain monitoring of fresh seafood. This webinar aims to inform the industries and academics of the...
June 7, 2022 to June 9, 2022
at 
Online | Zoom platform