Spotlight: Controlo zoo-técnico de chocos em aquacultura melhora a produtividade até nível pré-industrial | - CCMAR -

O projeto SEPIABREED do grupo FBH do CCMAR e da Universidade do Algarve publicou recentemente um artigo sobre os cefalópodes e os seus possíveis custos em cativeiro. Os nossos investigadores, Juan Carlos Capaz (autor principal), José P. Andrade e António Sykes fazem parte da autoria do artigo intitulado "Control of Zootechnology Leads to Improved Cuttlefish (Sepia officinalis, L.) Reproduction Performance up to Pre-industrial Levels". O artigo científico foi publicado na conceituada revista Frontiers in Marine Science.

What is the overall context in which this research was developed?
Os cefalópodes estão a ganhar relevância como grupo alternativo para a diversificação de espécies de aquacultura, em pesquisas científicas e na perspetiva comercial, mas alguns constrangimentos restringem a transição da tecnologia de cultura do laboratório para a indústria. Pretendemos verificar os efeitos de diferentes tanques (diferentes áreas/volumes de fundo), rácios sexuais e custos alimentares (dieta natural congelada) associados a esse desempenho, em condições de bem-estar para a otimização do desempenho reprodutivo de stocks de S. officinalis.

What are the main scientific advances/opportunities that this research brings?
Cientificamente, permite a prova e consolidação técnico-prática de uma melhor metodologia de cultivo de choco em condições ótimas para os organismos, com vista a atingir a melhor performance reprodutiva destes e consequentemente a sua produtividade em quantidade e qualidade. Permite ainda a possibilidade de estudos comportamentais em cativeiro, criação ou implementação de novas diretrizes de bem-estar animal em cefalópodes, melhoramento do estudo de rácios sexuais, e também, os custos brutos associados a esta metodologia.

What extent does this research contribute to society and/or business?
Este estudo poderá permitir ao mercado da aquacultura mundial uma nova perspetiva sobre estes animais e seus possíveis custos em cativeiro, por forma a estabelecer um ramo de aquacultura pré-industrial sustentável ao produtor, que forneça ao mercado e aos consumidores uma ampla gama de tamanhos destes animais de elevado valor comercial e rápido crescimento, e ainda produtos como a siba e a tinta, para outras finalidades e mercados. Pode permitir ainda uma redução da pressão pesqueira sobre este recurso natural marinho.

Artigo completo AQUI.