Livro “Era uma vez ... um conto de fadas científico – Volume I” aborda as ameaças atuais dos nossos oceanos | - CCMAR -
 

Livro “Era uma vez ... um conto de fadas científico – Volume I” aborda as ameaças atuais dos nossos oceanos

 

As nossas investigadoras Andreia Rebotim, Catarina Cavaleiro e Célia Santos do IPMA escreveram a versão portuguesa do livro “Era uma vez ... um conto de fadas científico – Volume I” em colaboração com os investigadores Marina Costa Rillo, Rebecca Borges e Rodrigo da Costa Portilho Ramos do Brasil. A investigadora Célia Santos é ainda uma das autoras de um dos contos que consta no livro.

Os investigadores estão cientes das ameaças do contínuo aquecimento da atmosfera, dos oceanos, do derretimento das calotas polares e suas consequências para a vida no planeta. No entanto, também sabem que o público é bombardeado não apenas com informação, mas também com desinformação. Assim, surgiu a ideia de começar a procurar uma outra maneira de transmitir o conhecimento científico, criando estórias curtas que abordassem as ameaças atuais de uma forma alegre e divertida. 

Estas estórias pretendem contribuir para a compreensão, proteção, descoberta e o uso dos oceanos de uma forma sustentável e os autores esperam contribuir para que os leitores aprendam um pouco mais sobre os nossos oceanos e compartilhem essa aprendizagem, aumentando a consciencialização sobre o nosso meio ambiente e a importância de respeitar e cuidar do planeta.

“Era uma vez ... um conto de fadas científico – Volume I”, é uma coletânea de nove estórias, dois poemas e um guia de estilo de vida sustentável. Este é o primeiro resultado de um esforço colaborativo de 29 investigadores, com o apoio profissional de vários artistas. Os protagonistas das estórias e poemas são animais marinhos e terrestres, e pessoas como nós. As estórias abordam as ameaças atuais que os nossos oceanos estão a sofrer devido às alterações climáticas, contaminação e exploração causadas pelo ser humano e destina-se tanto a adultos como a crianças.

Pode consultar e fazer o download do livro AQUI