Summer Shoal pela primeira vez em Portugal | - CCMAR -

Summer Shoal pela primeira vez em Portugal

A terceira edição do Summer Shoal, foi organizada pela primeira vez em Portugal. Este evento, é uma espécie de retiro científico onde as palestras são realizadas no exterior de um jardim e numa mesa redonda à sombra de árvores centenárias.

Vindos de 12 países, os principais investigadores internacionais, ONG, decisores e representantes da indústria reuniram-se neste evento para discutir questões sobre os animais aquáticos e a relação do ser humano com estes. Culum Brown, investigador de renome em comportamentos de peixes da Universidade Macquarie em Sydney, foi um dos oradores convidados e falou sobre a inteligência dos peixes e as implicações éticas para o seu bem-estar. Da Universidade de Nova Iorque veio também como convidada Becca Franks que falou sobre as direções futuras para o bem-estar dos peixes produzidos em viveiros.

Pela primeira vez, realizou-se também uma sessão sobre pesca, onde foram discutidas as possíveis soluções para diminuir o sofrimento dos peixes no momento da captura. Os resultados deste encontro irão influenciar diretamente as leis e regulamentos futuros da Europa em relação a este tema.

Este evento foi organizado pelo grupo Fish Ethology and Welfare do CCMAR com a colaboração da Fair-fish International das Pedras del Rei no Algarve. O evento foi apoiado pela CCDR Algarve através do Programa Operacional Algarve 2020.

A reação dos participantes foi bastante positiva em relação ao programa científico e gostaram tanto do local e do formato inovador que no próximo ano o Summer Shoal 2020 já está marcado novamente para ter lugar nas Pedras del Rei.