Projeto quer melhorar a reprodução de 3 espécies de peixes chatos | - CCMAR -
 

Projeto quer melhorar a reprodução de 3 espécies de peixes chatos

 

O projeto BREEDFLAT, financiado pelos EEA Grants, pretende melhorar a descendência de 3 importantes espécies de peixes chatos na produção aquícola em Portugal e na Noruega através da melhoria da nutrição para os reprodutores.  

Serão desenvolvidos alimentos específicos para os reprodutores, considerando as necessidades nutricionais de cada espécie e os esforços dedicados à gametogénese para melhorar os traços reprodutivos e imunológicos dos progenitores de linguado senegalês, pregado e alabote. 

A reunião de lançamento do projeto BREEDFLAT teve lugar em 28 de janeiro de 2022 via zoom, onde a coordenadora do projeto, Elsa Cabrita, apresentou os objetivos e a planificação das diferentes tarefas associados ao BREDDFLAT.  

Todos os parceiros apresentaram as suas equipas e o envolvimento dos diferentes grupos de trabalhos. Foram discutidos os principais aspetos importantes do projeto e programadas diferentes reuniões para realizar o seguimento do projeto. 

O consórcio inclui duas equipas de investigação portuguesas, CCMAR (promotor) e CIIMAR, e o maior produtor de pregado, ACUINOVA. As partes doadoras, Universidade Nord, Akvaplan-niva, com experiência na reprodução de peixes chatos, e a exploração Sognaqua, contribuirão com a sua experiência no alabote do Atlântico.