Projeto inovador do CCMAR sobre vacinação ganha Prémio Robalo Cordeiro SPP/AstraZeneca/Novartis 2020 | - CCMAR -
 

Projeto inovador do CCMAR sobre vacinação ganha Prémio Robalo Cordeiro SPP/AstraZeneca/Novartis 2020

 

A nossa investigadora Ana Grenha do grupo Marine Molecular Bioengineering ganhou o Prémio SPP Robalo Cordeiro 2020 atribuído ao seu novo projeto “Imunização por via inalatória – Uma estratégia para as doenças respiratórias”. O prémio irá ser anunciado na abertura do 36º Congresso de Pneumologia, organizado pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia – SPP, esta quinta-feira às 19 horas, conferência que nesta edição decorre online.

As doenças respiratórias estão entre as mais impactantes a nível mundial, como por exemplo a tuberculose, pneumonia, e mais recentemente o Covid-19, sendo necessário dar uma maior atenção à vacinação/imunização. 

A vacinação convencional envolve tipicamente uma administração por via injetável, a qual é frequentemente ineficaz no que diz respeito à proteção do pulmão contra infeções respiratórias. A prevenção destas infeções poderia ser mais eficaz se a estratégia de vacinação fosse realizada através da mucosa das vias aéreas (tecido epitelial que reveste uma boa parte do trato respiratório, desde a cavidade nasal até aos brônquios). 

Neste novo projeto, os investigadores propõem uma estratégia de entrega direta de antigénios (substância que ao ser introduzida no organismo desencadeia a produção de anticorpos) na mucosa pulmonar, através da inalação de micropartículas, com o objetivo de induzir quer uma resposta imunitária local quer sistémica, melhorando potencialmente a eficácia do processo de imunização. “O projeto tem a capacidade de causar impacto na qualidade de vida dos doentes e é altamente translacional (aplicação dos resultados da investigação básica à investigação clínica), o que acreditamos terem sido as principais razões para a sua seleção.”, explica a nossa investigadora e vencedora do prémio, Ana Grenha.

O valor deste prémio traz algum financiamento que ajudará a começar a explorar as ideias para o desenvolvimento do projeto e também oferece ao grupo de investigação uma maior visibilidade e possibilidade de chegar a investigadores clínicos.