Projeto ALGAE4a-b chegou ao fim! | - CCMAR -

Projeto ALGAE4a-b chegou ao fim!

Após 4 anos de uma ativa colaboração entre vários parceiros, o projeto inserido no âmbito da H2020 da União Europeia -Marie Skłodowska-Curie obteve progressos significativos no desenvolvimento de novos produtos a partir de microalgas.

O projeto ALGAE- For Aquaculture and Beauty alcançou vários resultados relevantes do ponto de vista do interesse comercial como um composto bioativo que estimula a proliferação da pele e a cicatrização de feridas, extratos de microalgas para tratamentos de antienvelhecimento e prebióticos que estimulam a resistência a infeções.

Liderada pela nossa investigadora Deborah Power, a equipa do projeto colaborou com 3 empresas europeias como a Fitoplancton Marino, uma produtora de microalgas, a LIFESEQ ADM, uma empresa de sequenciação e tecnologia e a APIVITA, uma empresa de cosméticos naturais, para além de três institutos de investigação como a Universidade Agrícola de Atenas, o Instituto Andaluz De Investigacion y Formacion Agraria Pesquera Alimentaria de Espanha e a CERMAV para desenvolver as investigações e produtos inovadores.

O projeto ALGAE4a-b promoveu e contribuiu para o programa dos secondments e apresentou contribuições importantes para os objetivos estratégicos da EU como o Crescimento Azul e a Biotecnologia Marinha.