O clima e as alterações do oceano no passado debatidos em Bergen | - CCMAR -
 

O clima e as alterações do oceano no passado debatidos em Bergen

 

As nossas investigadoras e colaboradoras do IPMA em paleoceanografia e paleoclimatologia Dulce Oliveira, Teresa Rodrigues, Antje Voelker, Aline Mega e Montserrat Alonso Garcia estiverem em Bergen, na Noruega, para participar na 14ª edição da Conferência Internacional de Paleoceanografia (ICP), a primeira realizada nos Países Nórdicos.

 

Porque é que fomos a Bergen?
Esta conferência reúne especialistas mundiais e investigadores em início de carreira na área da paleoceanografia que estudam o clima e as alterações do oceano no passado, numa série de escalas temporais. Nós apresentámos os nossos últimos resultados de vários projetos, como por exemplo o INDRA, CINNAMOW e Warm Worlds e falámos com os principais cientistas e a próxima geração de investigadores.

 

Expandir as redes de contacto e conversar com potenciais colaboradores.
A conferência proporcionou a oportunidade de apresentar e debater novas ideias, criando ao mesmo tempo o ambiente ideal para promover conversas sobre os atuais desafios e novas iniciativas científicas. Assim, a nossa participação foi uma oportunidade única para compreender a investigação em curso no campo da paleoceanografia sobre a história dos oceanos e o seu papel nas alterações climáticas. Isto permitiu-nos expandir as nossas redes de contacto e conversar com potenciais colaboradores. 

 

Conseguimos visitar o Património Mundial da UNESCO!
Para além das importantes discussões e do trabalho em rede com a comunidade palaeoceanográfica, tivemos a oportunidade de visitar a cidade de Bergen, incluindo Bryggen, Património Mundial da UNESCO, e ver a deslumbrante paisagem de fiordes.