Investigadora do CCMAR lança livro de introdução à Aquacultura | - CCMAR -

Investigadora do CCMAR lança livro de introdução à Aquacultura

Esta terça-feira, 11 de maio, vai ser lançada a obra “Introdução à Aquacultura” que aborda o estado-da-arte e os desafios com que se depara a aquacultura enquanto indústria moderna, entre eles os de encontrar para cada sistema de produção o equilíbrio que garanta simultaneamente a sustentabilidade ambiental, social e económica. A obra, da autoria de Maria Teresa Dinis, investigadora do CCMAR e Rui Miranda Rocha (CESAM), pretende ser uma  ferramenta para estudantes e empreendedores de língua portuguesa, que se estejam a iniciar na aquacultura ou noutras áreas de especialidade.

Para a autora, o livro pretende preencher uma lacuna no espaço editorial nacional tendo sido construído sobre a realidade da aquacultura portuguesa, mas pensado de uma forma transversal no que toca aos aspetos técnicos inerentes à prática da Aquacultura a nível mundial.

Nos últimos  trinta anos, a aquacultura, como indústria, registou um grande desenvolvimento e ultrapassou em ritmo de crescimento todos os outros setores da produção animal. Os recursos naturais são finitos, e “no caso do setor alimentar, com o aumento da população, há necessidade de produzir cada vez mais alimentos. Mas o modo de produção é que está a mudar, e ainda bem, na perspetiva de uma sustentabilidade ambiental e naquilo que hoje se designa por economia circular”, explica a própria.

A nossa investigadora termina esta obra “com um sentimento de dever cumprido, no final de uma vida profissional dedicada à aquacultura, e com a esperança de que a obra sirva os seus propósitos”.

O livro, que tem como autores a nossa investigadora Maria Teresa Dinis, professora emérita da Universidade do Algarve, e o seu antigo aluno Rui Miranda Rocha, diretor de operações na Riasearch e investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, pode ser adquirido em todas as livrarias ou online.