Investigadora do CCMAR é coautora de livro sobre evolução da ciência | - CCMAR -
 

Investigadora do CCMAR é coautora de livro sobre evolução da ciência

 

Ester Serrão, investigadora do CCMAR e docente da UAlg, é uma das coautoras do livro “A evolução da ciência em Portugal”, lançado recentemente pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. A obra tem como objetivo analisar a investigação produzida no nosso país nas últimas três décadas, e coordenou em particular a parte 2 do estudo, que é específica sobre as ciências do mar.

Para alcançar este objetivo, explicam os autores, foram desenvolvidas novas metodologias de automatização para classificação da informação relativa ao mar e uma base de dados com toda a informação extraída. Estas permitiram descrever um ponto de situação sobre as ciências do mar em Portugal ao longo dos últimos anos e facilitarão a continuação desta análise através de comparações objetivas no futuro.

O livro está disponível online, para download, no site da Fundação Francisco Manuel dos Santos. 

 

Sobre a obra:

«Este estudo fornece uma geografia e radiografia da ciência feita em Portugal, em geral e especificamente sobre as ciências do mar, durante o período compreendido entre 1987 e 2016. Com base num conjunto de indicadores, foi realizada uma análise dos recursos financeiros e humanos importantes na produção da ciência e dos resultados alcançados a partir desta, a nível internacional e nacional, entre as diferentes regiões, e em várias temáticas: especialmente formação avançada, publicações científicas e patentes, especialização, colaboração e impacto. Com este estudo, a Fundação Francisco Manuel dos Santos, a Fundação Oceano Azul e o Oceanário de Lisboa pretendem informar a sociedade sobre o estado atual da ciência em Portugal, comparativamente com países de referência do espaço europeu, e sobre as diferenças existentes entre regiões de Portugal e entre as principais instituições de ensino superior. Desta forma, esperam contribuir para o debate sobre a orientação das políticas científicas em Portugal.»