Girl Power: inspirando duas jovens investigadoras | - CCMAR -
 

Isilda e Cláudia são duas jovens moçambicanas de 22 anos, licenciadas na área das ciências marinhas, que sonham vingar no mundo da investigação. Vieram 3 meses a Portugal, através do programa CHANGE da Girl MOVE Academy, onde visitaram o CCMAR e tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer algumas das nossas investigadoras.

Começaram por participar numa saída de campo de barco à Arrifana com o grupo Fisheries, Biodiversity and Conservation e a investigadora Adela Belackova. Para Cláudia foi um dia muito interessante “foi uma experiência única para mim, nunca tinha ficado tanto tempo no meio do mar e foi muito muito bom.” 

No dia 25 de outubro, foram da parte da manhã visitar o Ramalhete com as investigadoras Sofia Engrola e Rita Colen, onde ajudaram na alimentação dos peixes e ficaram a conhecer a nossa estação dos cavalos-marinhos e reprodução de chocos. Uma manhã inspiradora para Isilda que nos contou ter gostado muito da visita e que ficou “com vontade de vir para o CCMAR tirar o meu mestrado na área de aquacultura e pescas. Fiquei muito contente ao saber que existe um projeto, o Biofish, onde existe uma parceria entre Portugal e Moçambique.”

Da parte da tarde, visitaram alguns laboratórios do nosso centro como o grupo ECOREACH, coordenado pela vice-reitora da UALG Alexandra Teodósio, e o grupo MarBiotech apresentado pela investigadora Luísa Barreira.

Promover a formação, o desenvolvimento pessoal e a carreira de cerca de 30 jovens moçambicanas licenciadas é o intuito da Girl MOVE Academy, uma Academia de Liderança. Ao longo do ano de formação, cada Girl Mover, é mentora de 3 raparigas ainda universitárias, que por sua vez juntas fazem mentoria a 30 raparigas em idade de risco que se encontram em condições de vulnerabilidade em bairros nos arredores da cidade de Nampula, no norte de Moçambique.