Dulce Oliveira convidada como oradora para o evento “Mulheres na Ciência” | - CCMAR -
 

Dulce Oliveira convidada como oradora para o evento “Mulheres na Ciência”

 

No âmbito do Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Nanotecnologia da FCT/UNL - Universidade NOVA de Lisboa organizou o evento “Mulheres na Ciência”. Abordar e realçar temas relacionados com o papel das mulheres na ciência foi o principal objetivo deste evento online. Da Robótica à Medicina, foram apresentados os vários projetos desenvolvidos pelas 14 oradoras convidadas, bem como os seus obstáculos e sucessos vividos ao longo da carreira. 

A nossa investigadora e colaboradora do IPMA, Dulce Oliveira foi uma das oradoras convidadas a falar sobre o seu percurso de carreira, obstáculos ultrapassados e sucessos alcançados. O convite para participar neste evento surgiu pelo seu percurso curioso, uma vez que nem sempre trabalhou como investigadora, e pelo facto da sua área de investigação ser ainda pouco conhecida - paleoclimatologia, o estudo das variações climáticas ao longo da história geológica da Terra. “Ver o meu trabalho científico distinguido e promovido foi, e será sempre, uma grande alegria pois é um reconhecimento de todo o meu trabalho e dedicação à ciência. E por isso, é um grande incentivo para continuar a minha investigação na área das alterações climáticas do passado, sempre com o objetivo de fazer mais e melhor.”

No evento realizado dia 13 de março, estiveram presentes cerca de 70 pessoas que assistiram à apresentação dos vários trabalhos de professoras, investigadoras, médicas, engenheiras, entre outras profissões. “Num mundo em que a Ciência ocupa um lugar de destaque, ao participar neste evento tenho esperança de que a minha história possa vir a inspirar jovens a seguir a sua vocação e que meu percurso profissional possa ser um exemplo de força, determinação e de que podemos conseguir tudo!”, afirma a nossa investigadora Dulce Oliveira.

O evento contou ainda com uma mesa-redonda, onde participaram várias investigadoras de renome como Elvira Fortunato, Mónica Bettencourt Dias e Maria Manuel Mota. Apesar das mulheres ocuparem um lugar cada vez mais importante na ciência em Portugal e o desequilíbrio entre os géneros ser cada vez menor, um dos tópicos abordados foi a necessidade de se implementar mais políticas para promover a igualdade de género, por exemplo através de apoios à maternidade e paternidade. Foram ainda debatidos outros tópicos muito importantes como as vivências e influência das mulheres no mundo da ciência, destacando-se as dificuldades, problemas, desigualdades e outros fatores que possam ser postos em causa pelo género. 

 

Sobre Dulce Oliveira:
Licenciou-se em Bilogia Marinha e fez uma pós-graduação em segurança alimentar. Após cinco anos a trabalhar na área industrial, decidiu tirar um mestrado e doutoramento na área das Ciências do Mar. Em 2017, foi distinguida com a Medalha de Honra da L’Oréal-UNESCO-FCT e a Medalha de Prata do Município de Leiria em 2018 devido ao projeto de investigação associado ao seu doutoramento e pós-doutoramento.