CCMAR é o único parceiro português em dois projetos europeus de Aquacultura | - CCMAR -

CCMAR é o único parceiro português em dois projetos europeus de Aquacultura

O CCMAR é o único parceiro português a participar em dois projetos de grande importância na área da Aquacultura no Mediterrâneo. Os investigadores do Centro estarão ligados, nos próximos anos, a peritos de vários países e tentarão com estes dois projetos melhorar um setor que não está a dar resposta ao mercado de consumo.

A Europa consome atualmente o dobro de peixe que produz, sendo que as importações preenchem esta lacuna. Apesar deste facto, a Aquacultura contribui com apenas 20% da produção, empregando diretamente cerca de 85 mil pessoas, maioritariamente em zonas costeiras e rurais.

Em contraste com o desenvolvimento observado noutros países mediterrânicos não europeus, a produção em Aquacultura está a estagnar na Europa. Este é um dos motivos que levou a Comissão Europeia a propôr como objetivo o aumento da produção do setor.

O projeto PerformFISH foca-se no desenvolvimento da produção em aquacultura, orientada para o consumidor, integrando abordagens inovadoras, que ajudem a assegurar a competitividade e sustentabilidade do setor de produção de dourada e robalo.

O projeto MedAID (Mediterranean Aquaculture Integrated Development), é considerado projeto irmão do PerformFISH, arrancou em Maio e tem como objetivo melhorar a produção aquícola no Mediterrâneo.

PerformFISH

O projeto PerformFISH, coordenado pela University of Thessaly (UTH), na Grécia, tem um financiamento de sete milhões de euros (Comissão Europeia - H2020). Neste projeto, o CCMAR é um dos 28 parceiros que fazem parte da equipa, oriunda de dez países diferentes.

O kick off do PerformFISH foi dado em Maio, na Grécia, numa reunião onde participaram 72 investigadores e empresários do setor. A participação da indústria é de resto um dos focos deste projeto, que junta também associações de produtores da Grécia, Espanha, Itália, França e Croácia.

Cinco anos é a duração do projeto que trabalhará para assegurar um crescimento sustentável da indústria aquícola, baseando-se na perceção do consumidor e demanda do mercado.

O projeto pretende ajudar empresários a operar não só em condições económicas e ambientais ideais, mas também de um modo social e culturalmente responsável.

MedAID

O projeto MedAID, sigla para Mediterranean Aquaculture Integrated Development, arrancou também em Maio e vai desempenhar um papel muito importante na identificação de fatores de sucesso para aumentar o crescimento da produção aquícola.

Ao trabalhar lado a lado com a indústria e as partes interessadas no setor, o MedAID vai propôr novas práticas, ferramentas inovadoras e soluções práticas para os desafios que é necessário ultrapassar, com vista ao aumento do setor e da produtividade.

O projeto recebeu um financiamento de sete milhões de euros da Comissão Europeia, através do fundo H2020. O MedAID é coordenado pelo Mediterranean Agronomic Institute of Zaragoza (IAMZ-CIHEAM) em conjunto com o Institute of Agrifood Research and Technology of Catalonia (IRTA). O CCMAR é um dos parceiros, de entre os 30 que participam no projeto, de 12 países diferentes.

Faro, 23 de junho de 2017

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR):

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos de investigação científica na Universidade do Algarve. O CCMAR recebeu classificação Excelente e é um dos mais importantes centros em Portugal, desenvolvendo investigação nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 250 membros, 110 dos quais doutorados, e 30 alunos de doutoramento e é parceiro de vários projetos e infraestruturas de investigação europeus como o EMBRC, Aquaexel e EMSO.

Outras informações:

MedAID: www.medaid-h2020.eu

PerformFISH: www.performfish.eu

Para mais informações contactar:

Andreia Pinto

Email: aspinto@ualg.pt | Tlf: +351 289 800 050 | Tlm: 913794995