Workshop “Pesca e ciclo de vida do polvo” apresenta projeto ParticiPESCA | - CCMAR -
 

Workshop “Pesca e ciclo de vida do polvo” apresenta projeto ParticiPESCA

 

A pesca do polvo no Algarve é uma importante atividade económica associada a diversas comunidades piscatórias locais. Trata-se da captura de um animal de crescimento rápido e de curto ciclo de vida, o que implica um especial cuidado na monitorização e estudo desta pescaria. 

Tendo esta necessidade em atenção, e dando continuidade às questões levantadas no decorrer do projeto “Tertúlia do Polvo”, o CCMAR organizou o workshop “Pesca e ciclo de vida do polvo”, durante os dias 11 e 12 de outubro. Este evento, organizado no âmbito do projeto ParticiPESCA, pretendeu dar a conhecer o projeto a todos os stakeholders, especialmente aos pescadores envolvidos na pesca do polvo e que operam com covos e alcatruzes (artes de pesca). 

Para além da contribuição dos nossos investigadores, existiu a partilha de testemunhos de investigadores e pescadores da Galiza com experiência na cogestão do polvo. Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar em atividades práticas, onde puderam observar as diferentes fases do ciclo de vida do polvo e identificar o sexo de quatro exemplares. O workshop foi dividido em dois dias, um no Campus de Gambelas e outro no Pólo de Portimão da Universidade do Algarve.

No evento, para além de Associações de Pescadores do Algarve (AP Tavira, AAP Fuzeta, OlhãoPesca, APOMT Senhora da Rocha, AP Armação de Pêra, AP Lobos do Mar, AP Portinho de Arrifana e Costa Vicentina), marcaram presença os parceiros do projeto (IPMA, Environmental Defense Fund e a ANP|WWF),  a Fundação Oceano Azul (FOA) e diversas entidades interessadas: CETMAR, DGRM, Representantes da Secretária de Estado das Pescas, DOCAPESCA, GAL Sotavento e a DRAP Algarve.

O projeto ParticiPesca tem como objetivo implementar um sistema de cogestão aplicado à pescaria do Polvo na região do Algarve. Esta iniciativa pretende criar e dinamizar um grupo que incluirá as associações de pesca desta região dedicadas ao polvo, investigadores e especialistas, entidades da Administração Pública e Organizações Não Governamentais, para gerir e dar continuidade à discussão das problemáticas associadas a esta pescaria.