Fomos a Malta falar sobre a cogestão da pesca do polvo | - CCMAR -
 

Fomos a Malta falar sobre a cogestão da pesca do polvo

 

Os nossos investigadores do projeto ParticiPESCA foram até Malta apresentar o projeto e partilhar alguns dos seus resultados na 4th World Small-scale Fisheries Congress. Os nossos investigadores Sofia Alexandre e Luís Bentes falaram sobre a cogestão da pesca do polvo no Algarve e o tipo de armadilhas usadas nesta pesca.

Apesar da grande importância da pesca do polvo no Algarve, esta pescaria ainda continua a ter informação e dados limitados. Assim, a equipa do projeto ParticiPesca desenvolveu uma estratégia em que durante um ano seguiu em tempo real as pescarias e realizou uma campanha de observação a bordo dos barcos para analisar o comportamento espacial da pesca e recolher dados de captura.

Com os primeiros resultados conseguiram recolher informações valiosas sobre capturas de espécies acessórias (espécies sem interesse comercial e que são descartadas), a distribuição espacial dos polvos juvenis e adultos e zonas de pesca. Esta informação permite melhorar significativamente a estratégia da cogestão da pesca do polvo.

A pesca do polvo no Algarve é uma importante atividade económica associada a diversas comunidades piscatórias locais. Devido ao seu crescimento rápido e curto ciclo de vida é necessário um especial cuidado na monitorização e estudo desta pescaria. O projeto ParticiPesca vem para tentar resolver esta questão, tendo como objetivo desenvolver e implementar um sistema de cogestão aplicado à pescaria do polvo na região do Algarve.