Captura acidental de cetáceos volta a juntar especialistas, entidades e pescadores | - CCMAR -
 

Captura acidental de cetáceos volta a juntar especialistas, entidades e pescadores

 

Matosinhos recebeu o segundo workshop dedicado à captura acidental de cetáceos na atividade pesqueira, encontro que serviu para a partilha de experiências e conhecimentos entre os especialistas, as várias entidades e os representantes dos pescadores.

A nossa investigadora Ana Marçalo aproveitou para revelar alguns resultados dos ensaios de mitigação realizados ao longo da costa algarvia e que procuram reduzir conflitos entre a pescas e os cetáceos. “Os ensaios estão a ser muito bem-sucedidos e os pescadores do Algarve estão a querer dar continuidade a esta nossa colaboração”, adiantou a bióloga.

Parte nestes trabalhos foram realizados no âmbito do projeto iNOVPESCA que foi este mês reconhecido pela secretaria das pescas por valorizar o esforço da investigação do CCMAR em tornar das pescarias algarvias mais sustentáveis procurando soluções para mitigar as capturas acidentais e os danos económicos que os pescadores sofrem com a interação com os cetáceos.

Depois do primeiro workshop na Universidade do Algarve em abril, o de Matosinhos foi o segundo organizado ao abrigo do projeto europeu CetAMBICion que colabora com o setor pesqueiro para mitigar a captura acidental de cetáceos.

Sob o tema “conversa inclusiva sobre boas práticas e soluções para o setor”, foi apresentada a problemática inerente às interações entre as atividades de pesca e os cetáceos e discutidos mecanismos e comportamentos para a mitigação das capturas acidentais e adaptação de diferentes soluções às pescarias nacionais.

O encontro contou com a presença da Apropesca - Organização de Produtores da Pesca Artesanal - e da APX - Associação Portuguesa da Xávega, assim como de investigadores do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e da Universidade do Minho e representantes da Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera(IPMA) e da Autoridade Marítima Nacional.

O projeto CetAMBICion procura responder à necessidade de reduzir as capturas acidentais de cetáceos durante a atividade piscatória da UE, em particular na sub-região do Golfo da Biscaia e Costa Ibérica, uma ameaça à sobrevivência destas espécies protegidas. Este objetivo encontra-se de acordo com os objetivos da Diretiva Quadro Estratégia Marinha (DQEM), da Diretiva Habitats e da Política Comum das Pescas (PCP).