NVIDIA distingue Teresa Correia com prémio pelo seu projeto de investigação | - CCMAR -
 

NVIDIA distingue Teresa Correia com prémio pelo seu projeto de investigação

 

Teresa Correia, investigadora do CCMAR, concorreu ao Programa de Bolsas de Hardware da NVIDIA com o projeto de investigação “Uncovering the secrets of marine fish with NVIDIA” e foi bem-sucedida! A investigadora foi premiada com várias GPUs NVIDIA, hardware essencial para o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial para o processamento e análise de imagens e dados.

O projeto vencedor propunha o desenvolvimento de métodos baseados na aprendizagem profunda (uma forma de inteligência artificial, também usada por robots ou máquinas, para aprender a realizar tarefas a partir de uma grande quantidades de dados ) acelerada por GPUs para permitir reconstruções de imagem ótica 3D, em tempo real. No CCMAR, utilizamos técnicas de imagem ótica 3D como a tomografia de projeção ótica (ferramenta usada para imagens tridimensionais de amostras biológicas muito pequenas). Esta técnica tem grande destaque na medicina, área de excelência da investigadora, mas agora irá ser aplicada no mundo marinho para estudar os processos biológicos, durante o desenvolvimento de larvas de peixes vivos.

No CCMAR, a Teresa criou o grupo Quantitative Bio-Imaging, onde com estes equipamentos irá não só desvendar os mistérios dos organismos marinhos, mas também desenvolver a investigação na área da Ressonância Magnética e Imagem Ótica para aplicações em doenças cardiovasculares e oncologia.

Muitos parabéns!