Investigadoras do CCMAR vencem 1º prémio no concurso “Ideias em caixa” | - CCMAR -
 

Investigadoras do CCMAR vencem 1º prémio no concurso “Ideias em caixa”

 

Nos últimos anos, a aquacultura tem vindo a crescer devido ao aumento do consumo mundial de peixe e bivalves (mexilhões, ostras, amêijoas, etc). Por sua vez, a intensificação de produção em aquacultura leva muitas vezes ao crescimento de uma maior densidade de biomassa, que conduz ao desenvolvimento de algumas patologias, por exemplo as provocadas por infeções parasitárias, que têm especial relevo nos animais marinhos. Até ao momento, não são conhecidos tratamentos capazes de inativar ou destruir essas patologias sem que isso implique a morte dos bivalves e consequentemente a desvalorização comercial e nutricional.

Foi com base nesta análise, que três investigadoras, do grupo OrgMedChem do CCMAR, identificaram o problema, aceitaram o desafio e puseram em prática os conhecimentos e experiência adquiridos nesta área para chegar a uma solução. A equipa constituída pelas nossas investigadoras Joana Leal, Maria de Lurdes Cristiano e Patrícia Amado, pretende desenvolver ferramentas eficazes e seguras para mitigar o impacto de problemas que comprometem a produção de espécies de peixe e bivalves destinadas ao consumo humano, nomeadamente os relacionados com infeções parasitárias ou decorrentes da presença de biotoxinas. Foi com esta proposta que as investigadoras venceram o primeiro prémio no concurso “Ideias em Caixa”.

Maria de Lurdes Cristiano, uma das mentoras do projeto, explica que a solução é focada na “produção para comercialização de produtos que reduzam os impactos associados a infeções e contaminações, na produção de peixe e bivalves”. O projeto CLAMS, que  decorreu no CCMAR, foi a base de muito do conhecimento necessário para agora apresentarem o que dizem ser uma “solução à medida do problema”. 
“Note-se que os parasitas que são objeto dos nossos estudos afetam particularmente douradas e amêijoas, que estão entre as espécies mais produzidas na região algarvia (impacto económico direto na região) e na Europa. Acreditamos que a nossa ideia tem potencial de expansão além-fronteiras, o que contribuirá para a valorização regional e nacional”, conclui a investigadora.

A ideia vencedora na categoria de I&DT, Solving Acqua, Sol. Aquacultura, consiste na criação de novos produtos que ajudem no controlo de infeções causadas por parasitas e propõe resolver problemas identificados no setor da aquacultura, para os quais ainda não são conhecidas soluções.