CCMAR no Encontro Nacional dos Clubes de Ciência Viva nas Escolas | - CCMAR -

CCMAR no Encontro Nacional dos Clubes de Ciência Viva nas Escolas

O projeto BridgingAll mostrou em Lisboa a sua oferta formativa e os objetivos para a ligação do Centro de Ciências do Mar do Algarve com as escolas, os Clubes Ciência Viva nas Escolas e os professores.

A presença no Encontro Nacional dos Clubes de Ciência Viva nas Escolas, que decorreu no Pavilhão do conhecimento em Lisboa no dia 14 de outubro, serviu para a responsável do projeto, Rute Martins, apresentar a formação já realizada com professores (no Algarve e à distância), com uma ligação direta às ciências marinhas e a que está ser preparada para 2023.

As atividades realizadas com alunos – visitas de estudo para conhecimento da biodiversidade na Ria Formosa, consequências da poluição do mar por plástico, o impacto das alterações climáticas na saúde, ODS e na biodiversidade regional ou uso de animais modelo na investigação - também foram mostradas às centenas de professores que marcaram presença no evento.

Foram estabelecidas algumas parcerias para implementação de atividades com alguns agrupamentos de escolas no Algarve, mas houve contactos e interesse por parte de escolas de outras regiões do país.

Os Clubes de Ciência Viva na Escola são espaços de conhecimento abertos e dirigidos a toda a comunidade educativa que potenciam a cooperação entre sistemas formais e não formais de educação. São uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Direção Geral de Educação. Atualmente a Rede é composta por 896 Clubes em todo o território nacional, envolvendo 4000 entidades parceiras. Participam ativamente neste projeto cerca de 575 000 alunos e 4806 docentes de várias áreas científicas.