Qualidade e segurança alimentar em destaque num evento para indústrias | - CCMAR -

Qualidade e segurança alimentar em destaque num evento para indústrias

O que está a ser desenvolvido pelos investigadores para melhorar a qualidade e segurança dos alimentos? Para responder a esta questão, o CCMAR organizou um workshop sobre “Tecnologias Inovadoras de monitorização da qualidade e segurança de alimentos” destinado para empresas de produção e distribuição do setor alimentar, durante os dias 7 e 9 de junho.

O evento teve como objetivo dar a conhecer e promover a utilização de novas tecnologias como as etiquetas e embalagens inteligentes. Estas ferramentas contribuem para melhorar a monitorização da qualidade e frescura de alimentos do mar como por exemplo o pescado, marisco e bivalves.

No total, estiverem presentes 50 participantes: 18 do setor industrial (aquacultura, comércio de frutos do mar, tecnologia e outras indústrias alimentares), 19 do meio académico e 13 estudantes.

No decorrer do workshop foi explicado como funcionam as etiquetas inteligentes, porque é importante existir o controle da qualidade dos alimentos e como tanto os consumidores e as indústrias necessitam de ter acesso a este tipo de informação. Foi ainda apresentado um leque de novas tecnologias em desenvolvimento nesta área, das quais se destacam as etiquetas inteligentes como os indicadores de tempo e temperatura (TTI) ou os novos biosensores (como “organic electronics”) para monitorização de qualidade e segurança alimentar.

O evento foi organizado pelos nossos investigadores Liliana Anjos, Patrícia Pinto, Youssef Elamine e Deborah Power do grupo de investigação Comparative Endocrinology and Integrative Biology no âmbito dos projetos SEAFOODQual, ICHTHYS e MARTECH financiados pelo PO MAR2020, Portugal2020, EU-FEAMP, H2020-MSCA-RISE-2019, CRESC Algarve 2020, EU-FEDR. O workshop contou ainda com a colaboração de Theofania Tsironi da Agricultural University of Athens (AUA), na Grécia.