Quais os benefícios da utilização de LEDs na produção de microalgas? | - CCMAR -
 

Quais os benefícios da utilização de LEDs na produção de microalgas?

 

A procura da biomassa produzida por microalgas tem vindo a aumentar ao longo dos anos, e com ela a necessidade de aumentar a sua produtividade. A presença de luzes LEDs na produção de microalgas aumenta o crescimento da sua biomassa, principalmente durante a noite.

Este estudo, foi realizado pelos nossos investigadores em colaboração com o Greencolab, Necton e Allmicroalgae.

 

Aumento da procura de biomassa produzida por microalgas gera procura de novas formas para aumentar a sua produção
Com o aumento da procura da biomassa produzida por microalgas para aplicação nas áreas da saúde, cosmética e alimentação, as instalações de produção de microalgas têm estudado formas de aumentar a sua quantidade e a eficiência do processo do seu crescimento. Até recentemente, as microalgas eram produzidas em sistemas de produção abertos, no entanto, apesar deste método ser mais barato também tem mais desvantagens, sendo uma delas a má distribuição da luz. 

Para resolver este problema, os nossos investigadores Inês Maia, Tamára Santos e João Varela em colaboração com o Greencolab, Necton e Allmicroalgae foram investigar qual seria o impacto e os custos da integração de luzes LEDs no cultivo de microalgas em tanques ao ar livre.

 

Crescimento da biomassa com presença de luzes LEDs pode contribuir para a produção de microalgas a uma escala industrial 
Os investigadores descobriram que a utilização de LEDs em culturas da microalga Nannochloropsis oceanica contribuíram para o crescimento da biomassa, principalmente durante a noite. Para além disso, verificaram que o valor de proteínas e hidratos de carbono também aumentou nas culturas que se encontravam sob exposição de LEDs. Esta investigação apresenta a possibilidade de otimizar o processo de produção de microalgas para uma escala industrial.

No entanto, a incorporação deste tipo de luzes deve ser bem ponderada, sobretudo na produção de produtos de alto valor, uma vez que representa um custo adicional na produção de biomassa.  

 

Saiba mais sobre este estudo AQUI.