Projeto Namibe apresentado na ONU | - CCMAR -
 

Projeto Namibe apresentado na ONU

 

O nosso investigador João Cardoso foi convidado para apresentar nas Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque o projeto do CCMAR em parceira com a Universidade do Namibe que pretende estudar as ameaças e possíveis contaminações dos bivalves no sul de Angola.

O convite surgiu no âmbito da Science Summit promovido pelas Nações Unidas (ONU) onde uma das finalidades é apresentar projetos e iniciativas científicas e promover colaborações no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda das Nações Unidas. 

O investigador revelou ter recebido uma “excelente recetividade” e ter estabelecido “logo” um contato com a missão da ONU de Angola que se mostrou “muito interessada”. 

“Foi uma oportunidade única poder apresentar o nosso trabalho a pessoas que estão interessadas em saber a contribuição da ciência nos ODS, especialmente em países de baixos rendimentos, onde as doenças e a fome são ainda um enorme problema e responsáveis por um elevado número de mortes anuais”, destacou.

João Cardoso assumiu que o convite foi o “reconhecimento da relevância do projeto” para os objetivos da ONU e a oportunidade para o apresentar a várias entidades políticas decisores internacionais dos objetivos e da importância do projeto. 

“O HealthyBi4Namibe tem por objetivo desenvolver tecnologias para assegurar a segurança e qualidade alimentar no consumo de bivalves em Angola e para promover no futuro a implementação de aquacultura de bivalves como uma importante fonte de proteína sustentável e saudável para alimentação das populações”, informou.

A sessão onde João Cardoso participou foi organizada pela Missão Portuguesa nas Nações Unidas em colaboração com Margarida Saavedra (IPMA) sobre o tópico ‘Recursos marinhos e de água doce para a segurança alimentar’ com especial foco em Africa e na América Latina. 

A apresentação foi híbrida (presencial e online) e estiveram representados vários elementos da política e cientistas para promover a aproximação entre a política e a ciência. 

Marcaram também presença vários cientistas e vários representantes das missões da ONU de Angola, Brasil, Etiópia, Portugal, assim como embaixadores na ONU de Portugal e do Brasil e o representante da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) entre outros. 

A sessão, de onde irá surgir uma publicação dos trabalhos científicos pela FAO, contou com 16 apresentações e realizou-se no dia 27 de setembro de 2022 na sede das Nações Unidas em Nova Iorque.