Península Ibérica foi refúgio de algas vermelhas nas eras glaciares | - CCMAR -
 

Península Ibérica foi refúgio de algas vermelhas nas eras glaciares

 

As populações ibéricas de algas vermelhas Porphyra, alimento marinho economicamente importante (laver, nori), acolhem a maior diversidade e riqueza genética da Europa, o que revela o importante papel da costa Ibéria como refúgio para estas espécies durante os períodos glaciares e a recolonização em direção ao norte quando o gelo derreteu. 

O estudo foi realizado pelas nossas investigadoras Elena Varela-Álvarez e Ester Serrão juntamente com Patrick Meirmans da Universidade de Amesterdão e Michael D. Guiry da Universidade Nacional da Irlanda.

 

Investigadores criaram novo método para analisar a estrutura genética de algas vermelhas
O trabalho publicado em fevereiro na revista Frontiers in Plant Science estudou os níveis de diversidade genética de duas espécies comuns de Porphyra em toda a Europa, o permitiu conhecer melhor a genética e a evolução da Porphyra e compreender a natureza quimérica destas espécies. 

Os investigadores criaram um método para analisar a estrutura genética através da sua distribuição geográfica incorporando alelos derivados de dois processos, lâminas com vários genótipos no mesmo indivíduo, mas também com diferentes níveis de ploidia (número cromossómico diferente), o que representa uma novidade importante. Com isso, foi possível descobrir quais as populações na Europa são mais diversas e mais ricas em diversidade genética.

O trabalho revela um elevado grau de diversidade e riqueza genética nas populações do sul da Europa para estas espécies, com eventos de hibridação e introgressão (transferência de material genético entre duas ou mais espécies).

 

Algas do género Porphyra compostas por células geneticamente distintas
Estas espécies têm sido as algas marinhas mais cultivadas no Japão (há mais de 100 anos) onde é conhecida como nori ou purple laver no País de Gales.

A Porphyra é uma quimera de múltiplas formas, uma vez que as suas lâminas são compostas por células com diferentes composições genéticas, mas também com diferentes números cromossómicos. Uma quimera é um indivíduo cujo corpo é composto por células que são geneticamente distintas, como se fossem de indivíduos diferentes. Apenas algumas espécies na natureza apresentam indivíduos com tal heterogeneidade genética, onde as células têm informação genética diferente. 

 

Pode ler o artigo completo AQUI.