O que motiva os cidadãos a utilizar aplicações móveis em projetos de Ciência Cidadã ambiental? | - CCMAR -

Um dos maiores desafios dos projetos de Ciência Cidadã é atrair os cidadãos e envolvê-los numa participação ativa ao longo do tempo.
Os nossos investigadores Mariana Andrade e Jorge Gonçalves, em parceria com o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, Universidade de Aveiro, NOVA Information Management School e o Centro de Investigación Mariña (Universidade de Vigo, Espanha), desenvolveram um estudo para perceber o que motiva os cidadãos a participar em projetos de Ciência Cidadã de monitorização ambiental costeira através do uso de aplicações móveis (Apps).

O grande desafio da ciência cidadã
A Ciência Cidadã consiste no envolvimento dos cidadãos na descoberta da ciência e na partilha de conhecimento e dados com os cientistas. É uma ferramenta muito importante para a investigação científica e que contribui para construção de grandes e variados conjuntos de dados.

O grande desafio é atrair os cidadãos para os projetos de Ciência Cidadã e envolvê-los numa participação ativa ao longo do tempo. Este problema afeta o sucesso dos programas de Ciência Cidadã, e por isso, os investigadores foram descobrir como ultrapassar este obstáculo.

O que motiva o cidadão a utilizar Apps de Ciência Cidadã ambiental?
Para ajudar a responder a esta questão, os investigadores desenvolveram um modelo para entender o que motiva o público a usar uma APP de Ciência Cidadã para a monitorização ambiental costeira.

O modelo desenvolvido concilia teorias sobre a adoção e o uso de tecnologias de informação, a influência do contexto cultural no comportamento do indivíduo ou do grupo¸ o que motiva a participação pública e a adoção de comportamentos pró-ambientais. Para testar este modelo, os investigadores criaram um questionário que foi lançado em Portugal e Espanha e que contou com 345 respostas.

Esta é a primeira vez que se cria um modelo feito à medida para estudar o que motiva os cidadãos a participar em projetos de Ciência Cidadã de monitorização ambiental costeira através do uso de plataformas digitais como as aplicações (Apps).

Consumidores verdes e que se preocupam com questões ambientais são o grupo de pessoas mais provável de usar Apps de Ciência Cidadã para a monitorização ambiental
O estudo conclui que a disponibilização de condições facilitadoras, a criação de hábitos e a evidência de que os dados partilhados foram úteis e contribuíram para a performance ambiental são características-chave para o uso e adoção de aplicações móveis de Ciência Cidadã para a monitorização ambiental costeira. Para além disso, concluíram que as pessoas que se consideram consumidores verdes e se preocupam com questões ambientais, e indivíduos que pertencem a sociedades coletivistas (definição de Hofstede) são os utilizadores mais prováveis desta APP. O empoderamento dos cidadãos também potencia fortemente o uso destas, especialmente neste grupo de pessoas.

O estudo propõe ainda um conjunto de procedimentos que guiam gestores de projetos, designers de Apps e decisores políticos na criação, promoção e implementação bem-sucedida de Apps de Ciência Cidadã para a monitorização ambiental costeira.

Pode ler o artigo completo AQUI.