Livro realça impacto da acidificação do oceano no zooplâncton | - CCMAR -
 

Livro realça impacto da acidificação do oceano no zooplâncton

 

A nossa investigadora Alexandra Teodósio editou recentemente o livro “Zooplankton Ecology” em colaboração com a investigadora Ana Barbosa do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), que tem como objetivo proporcionar aos estudantes e investigadores uma visão geral integradora e avançada sobre a ecologia do zooplâncton. O livro inclui um capítulo específico sobre a acidificação do oceano e zooplâncton, escrito pelas nossas investigadoras Alexandra Teodósio e Joana Cruz, desenvolvido ao longo do projeto MOFETA - Efeitos ecológicos da acidificação por CO2 em zonas de desgaseificação submarina de baixa profundidade nos Açores.

 

Sobre o que fala o capítulo?
O capítulo descreve o impacto “in situ” da acidificação dos oceanos nas comunidades de zooplâncton do Giro Subtropical do Atlântico Norte, especialmente nas fases iniciais de desenvolvimento e reprodução, com uma redução na produção de ovos de copépodes (pequenos crustáceos) nas áreas mais afetadas pela acidificação. 
No estudo realizado, dentro do projeto MOFETA, foram usadas câmaras de incubação, que permitiram avaliar os impactos ecofisiológicos (as adaptações funcionais dos organismos em relação às alterações das condições ambientais) nas áreas oceânicas naturalmente ácidas.  Este estudo forneceu dados muito importantes, que deverão ser aprofundados futuramente, pois demonstram a sensibilidade do zooplâncton em relação às alterações globais. Compreender os mecanismos afetados e as mudanças na composição da comunidade destes organismos pode ser o primeiro passo para determinar potenciais reações às alterações climáticas. 

 

Qual a importância do estudo do impacto da acidificação dos oceanos no zooplâncton?
Este estudo foi bastante oportuno, uma vez que a maioria dos estudos realizados são dirigidos a espécies estudadas em condições artificiais ou, na maioria das vezes, em ecossistemas de zonas costeiras ricas em nutrientes. Neste caso, os estudos foram realizados no Giro Subtropical do Atlântico Norte, onde se avaliou e demonstrou que esta área oceânica dos Açores, naturalmente acidificada é adequada para este fim, e pode ser usada em estudos futuros. 
Apesar deste livro não ser convencional, as editoras esperam que este se revele útil para os antigos, atuais e futuros estudantes universitários e para os investigadores da área das ciências marinhas.
 

Livro: Zooplankton Ecology