Investigadores testam pela segunda vez perfilador de coluna de água com sucesso | - CCMAR -
 

Investigadores testam pela segunda vez perfilador de coluna de água com sucesso

 

O perfilador de coluna de água, primeiro componente da Estação de Cádiz da iniciativa EMSO-PT, foi testado pela segunda vez com sucesso ao largo de Sesimbra no passado dia 26 de outubro. O teste foi realizado no navio de investigação NI Diplodus do IPMA pelo nosso investigador Carlos Sousa, com a colaboração de Luciano Júnior (CIMA-UAlg) e Zuzanna Stroynowski (IPMA/CCMAR).

O teste foi realizado sob condições desafiantes e com ondulação próxima dos três metros. No entanto, a equipa conseguiu posicionar o perfilador à deriva durante uma hora, com o objetivo de observar o comportamento mecânico do equipamento e a sensibilidade dos sensores que monitorizam temperatura, salinidade, turbidez, oxigénio dissolvido e clorofila até 150 metros de profundidade. 

Este teste permitiu confirmar as capacidades do perfilador para a aquisição de dados nos 150 metros superiores da coluna de água, obtendo-se quatro perfis completos muito homogéneos. Com estes resultados, o perfilador considera-se agora pronto para ser instalado permanentemente ao largo de Sagres, sendo um componente chave da Estação de Cádiz tal como previsto no âmbito do projeto EMSO-PT

Enquanto membro do consórcio EMSO-PT, o CCMAR posiciona-se como pioneiro na aquisição contínua e autónoma deste tipo de dados que permitirão promover o conhecimento do funcionamento do oceano ao largo da Europa e avaliar as consequências das alterações climáticas na estrutura da coluna de água e no funcionamento do oceano costeiro, a fim de melhorar a estratégia de mitigação dos efeitos das alterações climáticas.