ICHTHYS: um novo projeto do CCMAR | - CCMAR -
 

ICHTHYS: um novo projeto do CCMAR

 

Um novo projeto europeu acaba de arrancar no CCMAR no âmbito da European Union’s H2020 - Marie Skłodowska - Curie Research and Innovation Staff Exchange Grant Program.

O título do projeto, ICHTHYS, resume de forma clara quais são os seus objetivos "Otimização da cadeia de valor para peixes e bivalves no mercado Europeu através de uma abordagem sustentável integrada para melhorar a qualidade e segurança alimentar e reduzir o desperdício de resíduos na cadeia de distribuição até chegar ao consumidor”. Por ano, o desperdício alimentar a nível mundial equivale a 1,3 biliões de toneladas e o projeto ICHTHYS está preparado para fazer face a este problema.

O projeto irá proporcionar abordagens inovadoras e de grande importância para o setor alimentar, uma vez que tem como objetivos testar e otimizar o processamento de alimentos não térmicos como os peixes e os bivalves, desenvolvendo embalagens e rótulos inteligentes para monitorizar a qualidade dos produtos. O aumento da qualidade e segurança alimentar dos produtos e a redução de resíduos na aquacultura e nos setores de peixes e bivalves são alguns dos benefícios para o consumidor.

A primeira reunião do projeto decorreu entre 23 e 24 de janeiro em Lisboa e reuniu vários especialistas dos seus seis parceiros universitários de quatro países europeus e oito parceiros industriais de 5 países da europa. Os parceiros deste projeto são países com fortes tradições nas áreas pesqueiras e aquacultura como a Grécia, Holanda, Portugal, Espanha, Irlanda e Itália.