Edição especial da “Animals” procura contribuições sobre fórmulas nutricionais inovadoras e sustentáveis | - CCMAR -
 

Edição especial da “Animals” procura contribuições sobre fórmulas nutricionais inovadoras e sustentáveis

 

As nossas investigadoras Sofia Engrola e Cláudia Aragão, em conjunto com o investigador Benjamín Costas (CIIMAR-UP), vão ser editores de uma edição especial da revista “Animals” (MDPI Group), dedicada a “Avanços na Investigação de Proteínas para dietas alimentares”. Nesta edição, os investigadores procuram contribuições focadas em formas inovadoras de nutrição, mais sustentáveis para os oceanos e com elevado nível proteico para peixes e camarões, em todas as suas fases de desenvolvimento. 

Saiba mais no seguinte texto:

“Atualmente, a aquacultura depara-se com o desafio de encontrar ingredientes alternativos para fórmulas de rações inovadoras que promovam o crescimento sustentável. A proteína é o ingrediente presente mais caro nas rações para os peixes e camarões, e a investigação sobre fontes alternativas de proteínas à ração (farinha de peixe) está a ser frutífera no aparecimento de rações sustentáveis. Dados atuais indicam que a importância das proteínas e dos seus constituintes não se restringe apenas ao crescimento dos peixes e dos camarões. É de grande importância reunir informação sobre como as proteínas alternativas, hidrolisados e aminoácidos, que afetam o crescimento e qual o impacto no sistema imunitário e na resistência a doenças, para desenvolver rações inovadoras para peixes e camarões que garantam um futuro de um oceano sustentável.
As contribuições devem ser dentro dos seguintes tópicos de investigação:
⦁    necessidades de proteínas e aminoácidos;
⦁    proteínas alternativas na dieta alimentar;
⦁    inclusão de hidrolisados de proteínas e aminoácidos como estratégias nutricionais para melhorar a robustez do desempenho dos peixes;
⦁    efeitos das proteínas alternativas, hidrolisados e aminoácidos sobre o stress e/ou respostas imunitárias, e os seus impactos na saúde e bem-estar.”

Pode submeter os seus artigos/contribuições até dia 30 de setembro de 2021 AQUI.