Clube de Rotários de Almancil está a angariar donativos para projeto de conservação dos cavalos-marinhos | - CCMAR -
 

Clube de Rotários de Almancil está a angariar donativos para projeto de conservação dos cavalos-marinhos

 

Os cavalos-marinhos na Ria Formosa estão em risco. Em 2001, a Ria Formosa tinha a maior população de cavalos-marinhos de todo o mundo. Atualmente, os estudos realizados pelos investigadores do CCMAR-Algarve revelam um decréscimo de mais de 90% desta população. Entre as várias causas que colocam em risco estes animais estão a degradação do seu habitat, a apanha ilegal e a pesca acidental.

Para combater este problema, o CCMAR-Algarve em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), ajudou na criação de duas zonas de proteção para cavalos-marinhos na Ria Formosa. Nestas zonas serão ainda instaladas novas boias e sinalizações, bem como barreiras para impedir a entrada de embarcações e de qualquer atividade humana. Para implementar estas medidas de conservação, estima-se um custo de cerca de 75.000 euros. 

O Clube de Rotários de Almancil (AIRC), parceiro do CCMAR-Algarve e do ICNF, está a angariar donativos de todos os que tenham interesse em ajudar a assegurar a implementação de medidas para as zonas de proteção do cavalo-marinho. A manutenção e monitorização contínua destas zonas será assegurada pelos nossos investigadores do CCMAR-Algarve e pelo ICNF.

Para contribuir com um donativo para o projetoa conservação dos cavalos-marinho, pode utilizar os dados bancários disponibilizados pelo Clube de Rotários de Almancil AQUI.