A ciência do CCMAR nas comemorações dos 20 anos da Expo98 | - CCMAR -
 

A ciência do CCMAR nas comemorações dos 20 anos da Expo98

 

Foi há vinte anos que arrancou a EXPO 98, uma exposição que chamou a atenção do mundo para Portugal e para o Oceano. Para assinalar o 20º aniversário da EXPO 98, o CCMAR participou no "MAR DE ALTO ABAIXO", um programa organizado pela Ciência Viva, no Pavilhão do Conhecimento, e que contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Manuel Heitor. Neste evento, onde se realizaram actividades representativas da ciência marinha que se faz em Portugal, o CCMAR realizou três atividades: o "Menu degustação para corajosos", a "Conservação em acção no Parque Marinho da Arrábida" e a "Acidificação dos oceanos".

No "Menu degustação para corajosos", o CCMAR demonstrou o trabalho que desenvolve para a valorização de produtos do mar. Crianças e graúdos provaram várias variedades de plantas halófitas que resultaram de uma colaboração com a empresa Agro-on e o chef Leonel Pereira do restaurante São Gabriel, no âmbito do projecto XtremeGourmet. A Luisa Barreira e a Viana Castañeda organizaram uma prova organolética, onde os participantes avaliaram as diferentes variedades destas deliciosas plantas. Mais tarde, o chef Leonel Pereira apresentou um pequeno menu degustação ao Sr. Ministro e sua comitiva, que ficaram encantados com o seu Sorbet de Plantas Halófitas e o Soufflé de Microalgas. A potencialidade das plantas halófitas e das microalgas para a alimentação humana, especialmente para a cozinha gourmet, deu o mote para uma conversa animada com a comitiva do Sr. Ministro.

Na atividade "Conservação em acção no Parque Marinho da Arrábida", o Márcio Coelho contou com vários ajudantes para os seus transplantes de gorgónias, de populações saudáveis para populações impactadas. Esta actividade demonstra o trabalho de recuperação de "florestas marinhas" que o CCMAR tem vindo a desenvolver no Parque Marinho da Arrábida.

Com uma simples experiência, o Peter Hubbard demonstrou como as alterações climáticas provocam a acidificação dos oceanos, e como a alteração na acidez da água pode trazer consequências para os animais marinhos. Os participantes ficaram a saber mais sobre o ciclo do carbono e como o CCMAR estuda os efeitos destas alterações na comunicação dos peixes.