Centro de mergulho científico do CCMAR eleito para formar membros do Governo de Gibraltar | - CCMAR -

O Centro de mergulho científico do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) foi a unidade escolhida pelo Governo de Gibraltar para formar dois dos seus membros do Departamento de Ambiente e Alterações Climáticas em mergulho científico. Clive Crisp e Karl Netto passaram uma semana sob a orientação de Diogo Paulo, instrutor e coordenador do curso no CCMAR.

Dois mergulhadores do Departamento de Ambiente e Alterações Climáticas do Governo de Gibraltar tornaram-se recentemente mergulhadores científicos. A acção de formação foi efectuada pelo CCMAR.

Durante uma semana, os dois mergulhadores aprenderam novos métodos e ganharam competências no que toca ao planeamento, teste e execução de mergulhos com fins científicos. O mergulho científico abrange uma enorme variedade de tópicos que vão desde a marcação e avaliação do local, aplicação de técnicas de pesquisa e navegação, mapeamento, censos de vida marinha e muitas outras técnicas que envolvem biologia, arqueologia e geologia.

A unidade de Mergulho Científico, do Departamento de Ambiente e Alterações Climáticas do Governo de Gibraltar, continua a monitorizar as águas do território britânico de Gibraltar para a conservação da natureza, pondo em prática alguns dos conhecimentos adquiridos com esta formação. O CCMAR é parceiro desta unidade de mergulho científico e em acções de monitorização e recuperação de habitats.

O curso ministrado pelo CCMAR foi reconhecido como uma mais valia para o Governo daquele território, tendo o Ministro do Ambiente e Alterações Climáticas, John Cortes, referido em comunicado que a tutela fez grandes avanços na melhoria e protecção do ambiente marinho e que “a colaboração com o Centro de Ciências do Mar, um líder em ciência marinha, também é particularmente gratificante”.

Sobre o Centro de Ciências do Mar (CCMAR):

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma organização privada sem fins lucrativos, de investigação científica na área das ciências do mar. O CCMAR é um dos mais importantes centros em Portugal, e desenvolve linhas de investigação em áreas como a biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia. O CCMAR possui cerca de 300 membros, 150 dos quais doutorados, e 40 alunos de doutoramento e é membro de várias organizações internacionais como o EMBRC, o ELIXIR e EMSO.
O CCMAR está localizado no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, que é associada do CCMAR.

Sobre o Centro de Mergulho Científico do CCMAR:

O Centro de Mergulho Científico do CCMAR é o departamento que apoia as actividades científicas do CCMAR que envolvam mergulho. O Centro de Mergulho Científico ajuda os cientistas e estudantes no planeamento e desenho experimental, organização logística, acompanhamento e execução de trabalhos de investigação com recurso a mergulho. A formação em mergulho do CCMAR aos estudantes da Universidade do Algarve, tem vindo a afirmar-se nos últimos anos como um importante atrativo para os estudantes dos cursos de Mestrado na Faculdade de Ciências e Tecnologia. O CCMAR é neste momento líder na formação em mergulho científico a nível nacional, formando mais de 60 alunos por ano em diversos níveis de mergulho. A formação em mergulho do CCMAR tem por objectivo a  construção de capacidade e eficiência nos seus alunos, oferecendo formação desde o primeiro nível até mergulho técnico e científico. Os cursos são limitados a turmas de três alunos garantindo a segurança e qualidade de excelência que caracteriza o CCMAR.

Foto: Diogo Paulo (CCMAR)

Faro, 08 de Setembro  2016

Download da Nota de imprensa (DOC / PDF )

Para mais informações contactar:

Andreia Pinto
Email: aspinto@ualg.pt