CCMAR usa novas ferramentas para aperfeiçoar reprodução de choco | - CCMAR -
 

CCMAR usa novas ferramentas para aperfeiçoar reprodução de choco

 

Um grupo de investigadores do CCMAR acaba de publicar um artigo sobre o sucesso obtido no uso de novas ferramentas e métodos, que vão ajudar no estudo da reprodução de choco (Sepia officinalis) em cativeiro, que têm como base uma melhoria do bem-estar dos indivíduos.

O grupo usou um endoscópio, esfregaços e implantes de elastómero para cada grupo de análise, tendo registado os efeitos em parâmetros de crescimento, mortalidade e reprodução. Através destes métodos, os cientistas conseguiram proceder à determinação sexual e de maturidade sexual in vivo em animais de dimensão muito reduzida, fazer marcação individual e colheita de amostras para DNA de alta qualidade. Estes novos métodos são de fácil aplicação, e não provocam dor, lesões, ou alterações anormais no crescimento da espécie, nem mesmo danos duradouros.  

O sucesso na aplicação destes métodos, leva os investigadores a concluírem que este poderá ser mais um passo no aperfeiçoamento das técnicas de cultivo do choco e as ferramentas utilizadas são recomendadas como novos padrões em estudos de reprodução na espécie e noutros cefalópodes (chocos, lulas e polvos).