CCMAR apresenta a sua ciência na Volta a Portugal | CCMAR
  • Oceanos mais ácidos provocam perda de olfacto nos peixes
    Uma equipa de investigadores, que integra membros do CCMAR, acaba de publicar um estudo onde se conclui que os peixes estão a perder capacidade olfactiva devido à acidificação dos oceanos.
  • Alunos da Summer School despedem-se do CCMAR
    Os participantes desta edição despediram-se em clima de festa!
  • ATT: Ecopath with Ecosim Courses
    Don't miss this opportunity and register now!

CCMAR apresenta a sua ciência na Volta a Portugal

Em simultâneo com a Volta a Portugal em Bicicleta, decorre nas etapas de chegada uma mostra de Ciência e Conhecimento. A etapa de hoje termina em Albufeira, onde o CCMAR vai marcar presença, mostrando um pouco da sua atividade científica e projetos mais recentes no combate aos microplásticos.

A equipa de investigadores do CCMAR vai colocar algumas amostras de zooplanctôn onde se podem observar vestígios de microplásticos que chegam à água do mar afetando a vida de peixes e demais organismos. O objetivo é sensibilizar o público em relação à problemática da existência de microplásticos e seu impacto na teia trófica, com enfoque nos organismos planctónicos.

Jorge Gonçalves, investigador do Centro, explicou ainda o que desenvolvemos na área do mapeamento marinho e mostrou o mapa da toponímia dos mares algarvios, um produto que resulta de uma ligação muito forte do CCMAR com a comunidade piscatória. Este legado que junta a tradição oral, à toponímia e ciência do mar, está disponível para download gratuitamente no nosso site (Download aqui).

Esta iniciativa é da responsabilidade da organização da Volta a Portugal, que contribui assim para dar a conhecer o que se faz em termos de conhecimento nas diversas regiões do país, por onde a competição vai passar.