Sessão final de divulgação de resultados Workshop Água e Biodiversidade - SOWAMO | CCMAR
VERSÃO DIGITAL DO PRIMEIRO MAPA DA TOPONÍMIA DOS MARES ALGARVIOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
É o primeiro registo em mapa dos nomes dos principais bancos de pesca algarvios.
Investigadora do CCMAR recebe prestigiado Prémio Marine Fellow 2017 da Fundação Pew dos Estados Unidos
Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Professora associada da Universidade do Algarve, foi uma dos onze cientistas internacionais e conservacionistas premiados em todo o mundo, com o prestigiado Marine Fellow Prize 2017...

Sexta, 28 Abril, 2017
at
Auditório C8 3.24, Campus de Gambelas, Universidade do Algarve

O projeto SOWAMO (Sowing Water in Monchique Mountain) é um projeto de demonstração de carácter inovador que alia a gestão da recarga induzida de aquíferos ao combate aos efeitos das alterações climáticas que terão um efeito profundo nas zonas mediterrâneas.

Esta é a sessão final de divulgação de resultados do Workshop Água e Biodiversidade.

REGISTE-SE JÁ

09:00-09:30 Recepção dos convidados/Abertura da Sessão

Mesa de Abertura: Alexandra Teodósio (CCMAR), Rui Miguel da Silva André (Município de Monchique), José Martins Carvalho (TARH)

1ª Sessão – Projecto SOWAMO
09:30 -09:45 Apresentação do projecto SOWAMO – Objectivos (José Martins Carvalho – TARH)
09:45-10:15 O sistema hidrogeológico e as estruturas de recarga SOWAMO – Projecto e Execução (Tiago Carvalho –TARH)

10:15-10:45 Estruturas de recarga Sowamo: Implantação no território e interligação com o Sistema de Abastecimento Público (Sónia Gil – Município de Monchique)

10:45-11:15 Coffee Break

11:15-11:45 Biodiversidade – resultados das campanhas de caracterização das comunidades, relações tróficas e avaliação de impactes (Alexandra Teodósio e Francisco Leitão – CCMAR/Universidade do Algarve)
11:45-12:15 Environmental ecosystem services assessment. Importance of water distribution on forest protection (Nicholas Clarke – NIBIO)
12:15-12:45 Resultados e impactes do projecto SOWAMO no sistema hidrogeológico (Tiago Carvalho – TARH)

12:45-14:00 Pausa para almoço

2ª Sessão – Meios dulçaquícolas. Ameaças face às alterações climáticas
14:00-14:40 Charcos temporários mediterrânicos projeto LIFE Charcos (Margarida Cristo - CCMAR/Universidade do Algarve; José Paulo Monteiro - CTA/Universidade do Algarve
14:40-15:20 Voluntariado Ambiental para a Água (Paula Vaz – APA/ARH Algarve; Stephan Hugman – A nossa Terra)

15:20-16:00 Águas Subterrâneas e biodiversidade (Amélia de Carvalho Dill, CITEUC/Universidade do Algarve; Judite Fernandes – LNEG)

16:00-16:15 Projeto Relict: "Uma nova proposta sobre as formações de Rododendro da Serra de Monchique" (Carlos Pinto Gomes, Universidade de Évora; Sónia Martinho - Município de Monchique)
16:15-16:30 Discussão

Download do Programa

REGISTE-SE JÁ

Principais Objectivos do projeto:

• Demonstrar a aplicabilidade das técnicas de recarga induzida para a mitigação dos efeitos dos fenómenos de seca severa em climas mediterrâneos e em ambientes de montanha

• Aumentar o conhecimento técnico e cientifico na projecção, construção e gestão de empreendimentos semelhantes.

• Desenvolvimento e disseminação de uma nova ferramenta de gestão de recursos hídricos.

• Melhoramento do caudal das nascentes utilizadas para abastecimento público em Monchique através do aproveitamento dos excedentes hídricos.

• Recuperação de habitats e espécies vulneráveis através da gestão activa.

• Promoção da ligação entre massas de água;

• Construção, sinalização e disseminação de um caminho temático sobre a recarga induzida de aquíferos.

• Promover a sensibilização da gestão da água com os stakeholders, escolas e público em geral.

• Contribuição para a inclusão das Alterações climáticas na politica e tomada de decisão a um nível local.

Activity type
Event