Nas pradarias de ervas marinhas todos os cavalos são marinhos | - CCMAR -

Nas pradarias de ervas marinhas todos os cavalos são marinhos

Sexta, 3 Junho, 2022

A Ria Formosa está a sofrer distúrbios antropogénicos que levam ao declínio das pradarias de ervas marinhas e de alguns organismos associados a elas, como os cavalos-marinhos. Em 2001 a Ria Formosa albergava a maior densidade de cavalos-marinhos do mundo, que diminui drasticamente para 10% dos efetivos. Estas espécies carismáticas usam as pradarias de ervas marinhas para se camuflarem e capturarem presas, segurando-se às plantas com as suas caudas.

O projeto SEAGHORSE, que resulta da colaboração entre o CCMAR, a Universidade do Algarve e a Fundação Belmiro de Azevedo, pretende alterar esta situação, investigando o papel das ervas marinhas na ecologia trófica dos cavalos-marinhos e realizando ações de restauro de ervas marinhas e de repovoamento de cavalos-marinhos.

Uma vertente importante deste projeto corresponde à sua intervenção educacional que está também a ser desenvolvida no projeto “Blue Forests - Boosting Blue Forests Education and Capacity Building", financiado pela EEA Grants. Este curso de formação pretende envolver as escolas nestes projetos, concretizando respostas educacionais a este problema concreto e a capacitação de docentes, tendo em vista a concretização de projetos educativos e curriculares e a melhoria da sua qualidade e eficácia.

Programa:

• 3 de junho de 2022, das 17:00 às 20:00 horas (presencial)
  • 4 de junho de 2022, das 8:30 às 13:30 horas (visita ao Santuário dos Cavalos Marinhos da Ria Formosa e Estação de Aquacultura do Ramalhete, onde se faz a criação de cavalos marinhos)
  • 20 de junho de 2022, das 17:00 às 19:30 (online, elaboração de propostas de atividades)
  • 1 de julho de 2022, das 17:00 às 19:00 (presencial, partilha e avaliação final da ação de formação)

Formadores:

Rui Santos e Jorge Palma

Educadores de Infância e professores dos 1º e 2º ciclos do ensino básico.

Inscrições:

Plataforma do CFAE -  até ao dia 25 de maio ou no limite de 20 formandos.

INSCREVA-SE AQUI

Descarregue o poster AQUI.

Tipo de Evento
Outros Eventos