Passar para o conteúdo principal
After fieldwork tagging fish at Sagres

MOVE

Sobre o projeto

O principal objetivo do projeto MOVE é melhorar a conservação e a sustentabilidade da captura de peixes predadores costeiros na Europa, aumentando a resiliência dos sistemas socioecológicos costeiros. Para esse fim, identificaremos os seus movimentos, tanto a nível inter como intraespecífico,o seu papel funcional, demografia e história de vida. Em seguida, avaliaremos como essas informações podem ser utilizadas para aumentar a resiliência do ecossistema e compreender como o funcionamento do ecossistema pode ser mantido por AMP 'à prova de clima' que protegem esse grupo de peixes.

MOVE

Movescapes, connectivity hotspots and eco-evolutionary dynamics: protecting the functional role of predatory coastal fisheries.

Datas
-
Grupos de Investigação
Palavras-chave
marine protected areas
coastal ecology
fisheries
marine evolution
Entidade Coordenadora
CCMAR
Coordenação do CCMAR
Referência
DivProtect/0009/2021
Agencias de financiamento
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Orçamento Total
1000000.00 €
Orçamento do CCMAR
79850.00€

Atividades

O projeto MOVE foi especificamente desenvolvido da BiodivERsA e aborda principalmente o tema 1 (Conhecimento para identificar áreas de conservação prioritárias, estabelecer redes ecológicas eficazes e resilientes, aumentar a proteção baseada em espécies e preservar a diversidade genética). Vamos combinar tecnologia de rastreamento de peixes em múltiplas escalas temporais e espaciais com um novo quadro eco-evolutivo para entender a dinâmica de movimento dos peixes dentro e entre áreas marinhas protegidas (AMPs).

Financiamento

FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia