Distribuição do Livro “o Micro”
O livro “Micro e a Poluição Marinha” escrito por Patrícia Pinto e Pedro Duarte com o desenhador Carlos Rocha, coordenadores do projeto Ciência Entrega-se, é o resultado de anos de estudos e projetos desenvolvidos. O livro de banda desenhada conta a história de um menino que fazia muitas asneiras (o Micro), mas que com a ajuda de um cientista reformado e de um cão falante, toma consciência e passa a ter atitudes que diminuem o impacto dos microplásticos no oceano. Além de trazer informações sobre a saúde do oceano, este livro aborda ações que podemos aplicar no nosso dia-a-dia para reduzir a libertação e minimizar os impactos negativos dos microplásticos nos animais marinhos na praia e no Oceano.
Com o apoio da Câmara de Loulé o livro foi impresso e está a ser distribuído nas cinco escolas onde o projeto está a ser implementado. É possível aceder gratuitamente à versão digital pelo link na UAlg http://hdl.handle.net/10400.1/27133, e a alguns jogos do Micro nesta página da CML.
No mês de abril de 2026, a equipa do “Ciência Entrega-se" fez sessões de lançamento e distribuição do livro, começando pelos alunos do 7º ano dos 4 agrupamentos parceiros do projeto. Estas incluíram atividades de sensibilização e de demonstração de materiais e objetos que podem ajudar a mudar hábitos, a encontrar alternativas ao plástico e a reduzir o seu uso e libertação pelos alunos e pelas suas famílias. Poderão ver uma notícia e fotografias sobre estas sessões de lançamento aqui.

Participação da Equipa no Workshop Internacional We Are Ocean
Durante os dias 4 a 6 de maio de 2026, os coordenadores do projeto Patrícia Pinto e Pedro Duarte apresentaram os resultados preliminares do projeto "Ciência Entrega-se" no workshop internacional “We Are Ocean: The Planetary Organism (WeOcean)”. A nossa equipa também integrou a comissão organizadora e a científica deste incrível evento, em conjunto com a rede EuroMarine, através do grupo de trabalho TransOcean, e coorganizado pela Univ. Algarve, pelo Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), pelo Institut de Ciències del Mar e pela Associació SeaWilding, com apoios da Euromarine, Univ.Algarve, SEA-EU e vários patrocínios.
O WeOcean contou com a participação de 110 participantes de 15 países diferentes, entre cientistas, filósofos, artistas e estudantes. O evento teve como principal objetivo promover o diálogo sobre os desafios ambientais e sociais e sobre a necessidade de repensarmos a relação entre o ser humano e o oceano. Os nossos coordenadores Patrícia Pinto e Pedro Duarte apresentaram na sessão 3 do evento uma palestra convidada intitulada “Engaging schools and young public in citizen science and environmental awareness towards reducing Marine Pollution”, sobre as atividades de educação ambiental e ciência cidadã realizadas neste projeto e nos projetos anteriores MicroFish e MicroWaste. Esta e outras palestras podem ser revistas no YouTube da Universidade Algarve nos seguintes links:
Sessão #1 (4 Maio): https://tinyurl.com/mzu2rs3v
Sessão #2 (5 Maio): https://tinyurl.com/42xdwcvc
Sessão #3 (6 Maio): https://tinyurl.com/mrcyeuef

Participação na Feira de Ciências em Sevilha
O Ciência Entrega-se marcou presença na 24.ª edição da Feira de Ciências de Sevilha, em Sevilha. Tivemos a oportunidade de visitar a feira juntamente com professores envolvidos no projeto, numa preparação para, já no próximo ano, levarmos os nossos alunos a viver esta experiência. Encontrámos muitos jovens com brilho nos olhos, entusiasmo e energia, a apresentar experiências científicas diversificadas e projetos cheios de criatividade. Fomos ainda recebidos pela organização do evento, que celebra já 24 anos de existência e continua a crescer de edição para edição.
Voltámos com muitas ideias, inspiração e vontade de fazer ainda mais pela ciência e pela educação!

Participação no Congresso Nacional de Comunicação de Ciência 2026
O Ciência Entrega-se apresentou-se no SciComPt 2026 (Congresso Nacional de Comunicação de Ciência) no dia 28 de maio de 2026, na cidade de Évora. A Luísa partilhou os objetivos e o impacto do projeto alcançados ao longo deste ano letivo 2025/26, com a comunicação “Ciência Entrega-se: da investigação à sala de aula em escolas TEIP”.
A conferência centrou-se em discutir “Ciência Património para o Futuro”, realçando a importância da comunicação de ciência em dialogar com o território, história e com os desafios que nele se inserem. A participação no evento permitiu não só divulgar um pouco do que estamos a fazer em Loulé, mas também estreitar relações para possíveis colaborações.
