Valorização Integral dos Recursos Marinhos: Potencial, Inovação Tecnológica e Novas Aplicações | - CCMAR -

Acrónimo
Valor Mar
Reference
Projeto de Investimento nrº 024517
SONAE MC
Coordenador
Orçamento CCMAR
88026.00k€
Orçamento Total
8503598.00k€
Financiamento
ANI - Agência Nacional de Inovação
10/2017 a 07/2021

Projeto cofinanciado por:

Código do projeto | POCI-01-0247-FEDER-024517; LISBOA-01-0247-FEDER-024517; ALG01-0247-FEDER-024517

Designação do projeto | VALORMAR: Valorização Integral dos Recursos Marinhos: Potencial, Inovação Tecnológica e Novas Aplicações
Objetivo Principal | Reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de intervenção | Norte, Centro Lisboa e Algarve

Endtidade beneficiária | SONAE MC - SERVIÇOS PARTILHADOS, S.A. (lider);
Copromotores | UMinho; A2O,Lda; ALGAPLUS,Lda; Piscicultura do Vale da Lama; CCMAR; CIIMAR; Allmicroalgae,S.A.; A Povera S.A.; Castro, Pinto & Costa, Lda; CVR; Foodintech, Lda; Fourmag,Lda; Hidromod,Lda; Necton,S.A.; Riasearch,Lda; Sparos,Lda; Sorgal.S.A.; SPI S.A.; UPC; IPVC; UAveiro; IBET; IPMA; INEGI; IPLeiria; Forum Oceano, UPorto; DocaPesca,S.A. e Bivalvia, Lda.

Data da aprovação | 17-08-2017
Data de ínicio | 01-10-2017
Data de conclusão | 31-07-2021

Custo total elegível | 8.043.392,62
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER - 5.475.707,39

O que é o ValorMar?

O projeto ValorMar, liderado pela Sonae MC, desenvolverá 4 soluções tecnológicas inovadoras que potenciem a valorização e uso eficiente dos recursos marinhos através da integração das cadeias de valor, numa lógica de economia circular, articulando: aquacultura, indústria alimentar, biomédica, farmacêutica e cosmética.

Objetivo Geral

Valorização de recursos marinhos, através da investigação, desenvolvimento e demonstração de novos produtos e da melhoria de processos produtivos através do desenvolvimento de novas tecnologias. O projeto ValorMar propõe soluções inovadoras para a criação de novos produtos alimentares saudáveis, recorrendo a tecnologias sustentáveis e eficientes.

Uma visão de futuro, alinhada e defendida por todos os parceiros

A visão deste projeto nasce do empenho dos elementos deste consórcio, posicionados pela importância da economia do mar nas cadeias de valor aqui representadas e face aos desafios existentes. Esta visão foca nos mercados consumidores e nas competências e esforços à volta dos desafios para a valorização dos recursos marinhos, e agrega entidades do Sistema Cientifico Nacional com empresas relevantes ao longo das cadeias de valor.

Pretende-se promover a o desenvolvimento tecnológico e sua validação através da demonstração em pilotos e desenvolver coletiva e cooperativamente competências especificas nas empresas, fortalecendo este cluster com elevada capacidade de crescimento.

E-mail:  geral@valormar.pt

Comunicações em conferência internacional (Oral)

Henriques, J., Morais, M., Pinto, W., Engrola, S., Xavier, M., Dias, J., Conceição, L.E.C. 2021. Improving performance of Senegalese sole through diet supplementation with curcumin extract. European Europe 21, October 4th-7th, Funchal, Madeira.

Xavier, M., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Engrola, S. 2021. Natural plant extracts modulate growth performance, oxidative status and stress resistance of Senegalese sole postlarvae. European Europe 20 – online, April 12th-15th.

Xavier, M.J., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Engrola, S. 2020 Effect of natural extracts as modulators of growth performance and oxidative status in fish. Animal Science Doctoral Programme V Workshop. September 18th, Oporto, Portugal.

Xavier, M.J., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Engrola, S. 2019. Improving growth performance of fish larvae through supplementation of antioxidants. Animal Science Doctoral Programme VI Workshop. September 13rd, Oporto, Portugal.

Xavier, M.J., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Engrola, S. 2018. Improving growth performance of fish larvae through early nutrition. Animal Science Doctoral Programme V Workshop. September 18th, Oporto, Portugal.

Comunicações em conferência internacional (Poster)

Jerez-Cepa, I., Xavier, M.J., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Engrola, S. 2021. Dietary antioxidant supplementation boosts intermediary metabolism in Senegalese sole postlarvae. European Europe 20 – online, April 12th-15th.

Xavier, M., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P., Engrola, S. 2020. Natural antioxidants as modulators of robustness in fish. Encontro Ciência 2020, 3-4th November, Lisbon, Portugal.

Engrola, S., Xavier, M.J., Gonçalves, R., Colen, R., Valente, L.M.P., Rocha, R.J.M., Conceição, L.E.C. 2019. Building fish resilience via nutrition. SEB2019 – The Society for Experimental Biology. July 2nd-5th, Seville, Spain.

Xavier, M.J., Engrola, S., Conceição, L.E.C., Manchado, M., Carballo, C., Gonçalves, R., Colen, R., Figueiredo, V., Valente, L.M.P. 2019. Dietary antioxidant supplementation promotes growth in Senegalese sole post-larvae. SEB2019 – The Society for Experimental Biology. July 2nd-5th, Seville, Spain.

Xavier, M.J., Gonçalves, R., Conceição, L.E.C., Valente, L.M.P. Engrola, S. 2018. Improving growth performance of fish larvae through early nutrition. VII Congress of the Iberian Society for Icthyology, June 12th – 15th, Faro, Portugal.

SIBIC 2018

SEB 20219

Encontro Ciencia 2020

Membros