Sistemas de informação e monitorização da biodiversidade marinha das Áreas Classificadas do Sudoeste Alentejo e Costa Vicentina | - CCMAR -

Acrónimo
MARSW
Orçamento CCMAR
343500.00k€
Orçamento Total
1051891.92k€
Financiamento
PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos
Câmara Municipal de Aljezur
Câmara Municipal de Vila de Bispo
Câmara Municipal de Odemira
Fundo Ambiental
CCMAR
FFCUL- Fundação Faculdade Ciências Universidade de Lisboa
Universidade de Évora, Laboratório de Ciências do Mar - MARE
Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
03/2017 a 01/2020

Descrição

O projeto MARSW reúne informações sobre distribuição espacial e status de habitats e espécies do Parque Natural Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Esta informação é central para a tomada de decisões de gestão do PNSACV, que deve garantir a conservação eficiente da biodiversidade marinha, incluindo habitats e espécies prioritários da rede Natura 2000. As informações sobre habitats e espécies marinhas serão disponibilizadas através de um portal geográfico da Internet (SIMARSW).

Simultaneamente, está a ser desenvolvido um modelo de monitorização para o PNSACV, que consistirá nos métodos de amostragem e indicadores de efeitos de proteção mais adequados. Esse modelo servirá de base para a avaliação a longo prazo dos efeitos de proteção, tanto biológicos quanto socioeconómicos, de zonas com diferentes níveis de proteção. Além disso, está prevista a harmonização de abordagens metodológicas entre o PNSACV e outros dois parques marinhos: PN Litoral Norte e PN Arrábida.

Os principais aportes sobre a biodiversidade e os efeitos de proteção do PNSACV fornecidos pelo MARSW permitirão avaliar a adequação das medidas de proteção atuais e o seu potencial reajuste. Assim, o projeto MARSW visa contribuir para informar os orgãos de gestão, para uma conservação mais eficiente e uso sustentável dos recursos marinhos do Parque. O projeto também visa alcançar as partes interessadas e os utilizadores dos parques marinhos com o conhecimento recolhido, a fim de estimular o seu interesse pelos benefícios que a proteção desta área lhes pode trazer.

Enroll

Pedro Alexandrino Silva Ferreira Martins Monteiro
Research Assistant
Notícias
Este evento, reuniu cerca de 30 investigadores de conservação marinha para reduzir, editar e validar a lista de indicadores das áreas marinhas protegidas.
O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina comemorou o seu 32º aniversário no início do mês e para celebrar foram divulgados resultados e lançado o site do projeto MARSW.