Rede de Arrojamentos do Algarve | - CCMAR -

​A RAAlg - Rede de Arrojamentos do Algarve - é um projeto de ciência cidadã que surge da iniciativa de reativar a rede de arrojamentos de cetáceos (golfinhos e baleias), tartarugas marinhas e aves marinhas mortos, ao longo da costa Algarvia, que se encontrava inativa desde 2017.

A Rede Nacional de Arrojamentos é coordenada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). No entanto, regionalmente pretende-se dar uma resposta mais rápida à ocorrência de arrojamentos, e nesse sentido foi criada a RAAlg que integra uma equipa técnica de biólogos do CCMAR e Universidade do Algarve, disponível 24 horas durante sete dias por semana.

Esta equipa é credenciada e formada para responder a alertas de arrojamentos de cetáceos e tartarugas marinhas mortos, abrangendo a costa algarvia na extensão de linha litoral compreendida entre Odeceixe e Vila Real de Santo António. Todos os animais arrojados são considerados para recolha sistemática de informação para a determinação de padrões de ocorrência e avaliação de causas de morte. A realização de necrópsias a animais frescos está também contemplada para a obtenção de amostras para vários estudos. As deslocações estão a ser feitas com a colaboração dos Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Ria Formosa (ICNF), entidade que também disponibilizou laboratórios nas suas instalações na Quinta de Marim, em Olhão.

Descubra O que são arrojamentos? e Como registar os alertas.

Mais informações sobre o projeto em: https://www.raalg.pt/

Siga as redes sociais: