Rede de Áreas Marinhas Protegidas nos Açores | - CCMAR -

Rede de Áreas Marinhas Protegidas nos Açores

O processo de implementação das Áreas Marinhas Protegidas (AMP) nos Açores teve início em 1980, tendo sido a Baía das Caldeirinhas, na Ilha do Faial, a primeira AMP a ser estabelecida. Neste momento, nos Açores existem mais de 110 mil quilómetros quadrados de AMPs com algum nível de proteção. Estas áreas contribuem para a proteção e gestão dos habitats e espécies que se encontram nos mares dos Açores.  

A rede de Áreas Protegidas dos Açores está dividida em 3: o Parque Natural de ilha (PNI), o Parque Marinho dos Açores (PMA) e as Áreas protegidas de importância local. Nos Parques Naturais de Ilha - que incluem as áreas classificadas da Rede Natura 2000 e as áreas classificadas ao abrigo de convenções internacionais - existem 123 áreas protegidas, das quais 48 são Áreas Protegidas para a Gestão de Habitats ou Espécies.  

No CCMAR, oferecemos aconselhamento para os decisores políticos no processo de desenvolvimento de legislação regional sobre estas áreas, participando em equipas científicas e grupos de trabalho como o programa Blue Azores. Integramos a equipa GAMPA – Grupo Áreas Marinhas Protegidas dos Açores - do DOP/Okeanos, onde colaboramos na avaliação e monitorização da biodiversidade das águas do arquipélago e que está a apoiar a Direção Regional dos Assuntos do Mar (DRAM) na implementação da Rede de AMPs nos Açores. 

Temos várias colaborações nacionais e internacionais na promoção e implementação das Áreas Marinhas Protegidas na região autónoma dos Açores, com o DOP/Okeanos, Fundação Oceano Azul, Waitt Foundation e National Geographic.


Relatórios e Artigos Científicos:


Notícias: