Plataformas Tecnológicas | - CCMAR -

Plataformas Tecnológicas

O CCMAR possui laboratórios equipados com tecnologia topo de gama para realizar análises químicas e estruturais, desenvolver trabalhos de bioimagem, implementar ensaios biológicos e conduzir investigação avançada em biologia molecular.

A utilização dos equipamentos laboratoriais que compõem estas plataformas tecnológicas é suportada pela nossa equipa científica altamente qualificada, a qual combina competências em química e grande experiência em métodos analíticos. Desta forma, nas nossas plataformas tecnológicas conseguimos  realizar todo o tipo de atividade laboratorial - desde o processamento inicial das amostras ao desenvolvimento de novas metodologias para as analisar.

 

Tudo o que precisa para fazer investigação avançada

A ligação entre nossas várias plataformas tecnológicas CCMAR proporciona uma continuidade a nível de investigação científica, em particular nas áreas da bioprospreção e biodescoberta. De facto, as nossas plataformas permitem ao investigador identificar e quantificar compostos presentes em amostras biológicas (ver Chemical and Structural Analysis), as quais podem ser obtidas através de outros serviços (ver Biological Resources, Ecossystem Access).

Uma vez identificados os compostos, as nossas plataformas permitem testar a sua bioactividade realizando bioensaios em organismos vivos e/ou ensaios in vitro com linhas celulares (ver Bioessays), e visualizar processos biológicos em tempo real através de técnicas de bioimagem (ver Bioimaging).

Exemplos de compostos que já foram isolados com origem em organismos marinhos incluem frações químicas parcialmente purificadas que actuam como:

  • Agentes anti-tumorais,
  • Agentes anti-parasíticos,
  • Feromonas.

Por último, após a identificação de compostos com bioatividade comprovada, é possível identificar a sua composição química (ver Chemical and Structural Analysis), o que irá permitir a sua síntese para aplicação comercial.

 

Como utilizar as plataformas tecnológicas do CCMAR?

A capacidade das plataformas tecnológicas do CCMAR encontra-se à disposição dos investigadores através de serviços on-site, em que os próprios investigadores utilizam os equipamentos nos laboratórios. Caso seja necessário, a nossa equipa poderá oferecer aos investigadores a formação técnica necessária para utilizarem determinados equipamentos.

Caso não seja possível oferecer a formação necessária para utilizar determinados equipamentos científicos, ou o investigador pretenda que receber o resultado das análises sem ter de realizar os trabalhos laboratoriais, poderá antes optar por utilizar as nossas plataformas tecnológicas através de serviços remote, os quais incluem várias análises laboratoriais para as quais a nossa equipa desenvolveu métodos analíticos robustos.