Pesca do Polvo | - CCMAR -

Pesca do Polvo

A pesca do polvo no Algarve é uma importante atividade económica associada a diversas comunidades piscatórias locais. Trata-se da captura de um animal de crescimento rápido, curto ciclo de vida e elevada variabilidade natural, o que implica especial cuidado na monitorização e estudo desta pescaria. 

Tendo esta necessidade em atenção, o CCMAR levou a cabo o projeto “Tertúlia do Polvo”, que teve como objetivo discutir a gestão da pescaria em conjunto com os seus intervenientes, com o intuito de promover a sustentabilidade desta atividade no Algarve. 

Assim, entre 2014 e 2016, foram promovidas 14 sessões participativas que juntaram os vários intervenientes da pesca do polvo no Algarve. As “tertúlias do polvo”, nome pelo qual ficaram conhecidas estas sessões, reuniram associações de pescadores, instituições governamentais, investigadores, entre outros. Estas reuniões dividiram-se em dois ciclos. No primeiro ciclo (2014-2015), foram discutidas medidas e estratégias de gestão da pesca do polvo, e no segundo ciclo (2015-2016) abordaram-se várias outras temáticas relacionadas com a sustentabilidade desta pescaria, e consideradas de interesse pelos diferentes intervenientes.

Como resultado das “tertúlias do polvo”, foi publicado em 2016 o “O Livro Verde sobre a Pesca do Polvo no Algarve”, um documento que compila as perspetivas de todos os intervenientes sobre a definição e implementação de medidas e estratégias de gestão para esta pescaria.

No âmbito deste projeto, que foi alvo de uma estratégia de publicitação e divulgação que incluiu os diferentes órgãos de comunicação social, foram publicados diversos artigos científicos em revistas internacionais. Paralelamente, foram efetuadas propostas efetivas de alteração à legislação nacional. Estas propostas, discutidas e redigidas em sede de processo participativo, foram analisadas pela DGRM, que as levou à aprovação da comunidade, sendo aprovada a implementação de um defeso para esta pescaria. A medida encontra-se em avaliação pela DGRM.


Livro:


Projetos:


Notícias: