Investigação Científica | - CCMAR -

O NOSSO OCEANO, O NOSSO FUTURO: COMPREENDER, PROTEGER & EXPLORAR

O oceano desempenha muitas funções importantes como a regulação do clima e do carbono, fornecimento de alimentos e matérias-primas e oferece uma grande variedade de benefícios culturais, económicos, sociais e recreativos. Os ecossistemas marinhos são uma fonte rica de biodiversidade que oferecem produtos valiosos para a sociedade. No entanto, também precisam de ser protegidos e geridos de forma sustentável, tendo em conta as alterações climáticas e outras alterações ambientais em curso.

OS NOSSOS DESAFIOS

Ao reconhecer a importância do nosso oceano e as ameaças que ele enfrenta, o CCMAR desenvolve as suas investigações com o objetivo de COMPREENDER que fatores contribuem para as Alterações Ambientais Globais, PROTEGER os nossos recursos marinhos através da Gestão e Conservação dos Oceanos e EXPLORAR novos Produtos e Recursos Marinhos.

OS NOSSOS PONTOS FORTES

O principal recurso do CCMAR é a nossa grande equipa de investigação: um grupo dinâmico e multidisciplinar com mais de 200 pessoas altamente qualificadas e motivadas. Os nossos desafios são constantemente superados pelos grupos de investigação, que trabalham em conjunto com líderes de grupo inspiradores, sendo que a maioria também são professores da Universidade do Algarve. Todos os nossos investigadores são apoiados por uma equipa bem estabelecida de técnicos e administrativos e dispõem de excelentes recursos de investigação disponíveis no CCMAR - desde laboratórios bem equipados a instalações experimentais e, ainda um centro de mergulho científico. Por último, mas não menos importante, a nossa comunidade de investigação é constituída por estudantes de diferentes graus académicos - desde licenciados a doutorandos - que constituem uma grande força por detrás da nossa atividade científica.

OS NOSSOS RESULTADOS

Os nossos projetos de investigação permitem aos nossos investigadores publicar mais de 200 artigos revistos todos os anos e promover atividades científicas, desde reuniões de pequenos projetos a grandes conferências internacionais. A nossa investigação contribui para expandir o conhecimento e produz resultados para diferentes tipos de público, disponível em "As nossas actividades".

AS NOSSAS ATIVIDADES

A investigação científica é a principal atividade e essência do CCMAR como instituição. É também o motor que impulsiona as nossas outras quatro atividades principais:

Formação:

Os nossos Seminários são organizados pelas pessoas envolvidas na investigação do CCMAR (desde investigadores, a visitantes e parceiros) e as nossas Formações Avançadas são organizadas (e muitas vezes dadas) pelos nossos investigadores. Embora o CCMAR não atribua graus académicos, integramos muitos candidatos a doutoramento nos nossos grupos de investigação, onde desenvolvem o seu percurso de investigação. Para elevar a sua experiência de doutoramento, criámos a Escola Doutoral, para a qual toda a comunidade de investigação contribui.

Indústria:

Sociedade:

Os desafios sociais estão fortemente enraizados na nossa missão. Seja através da partilha de conhecimento ou do desenvolvimento de produtos e tecnologias aplicadas, a nossa investigação tem como objetivo final servir a sociedade. Assim, os nossos investigadores envolvem-se em interacções específicas com e para a sociedade, que incluem policy advise, criação de uma consciencialização ambiental, promoção da literacia dos oceanos e envolvimento da sociedade em iniciativas da ciência cidadã.

Cooperação:

O CCMAR está ligado com o mundo através de múltiplas parcerias nacionais e internacionais. Desde as águas geladas da Antártida até os recifes de corais tropicais, desenvolvemos investigações em colaboração com investigadores e instituições de todo o mundo. Acreditamos que optimizar os recursos científicos e trabalhar em colaboração é a chave para o avanço das ciências marinhas, razão pela qual abraçamos e apoiamos fortemente várias infra-estruturas e iniciativas de investigação europeias.

OS NOSSOS FINANCIADORES E PARCEIROS

Para implementar os nossos projetos, temos várias fontes de financiamento e estabelecemos uma grande variedade de parceiros. Órgãos públicos como a Fundação Portuguesa da Ciência e a Comissão Europeia são os nossos principais financiadores (68%). No entanto, também recebemos financiamento de empresas, universidades, outros centros de investigação, organizações privadas sem fins lucrativos e pessoas singulares.