Alterações Ambientais Globais | - CCMAR -

 

Compreender como o oceano age e reage às alterações climáticas e outras mudanças é um dos nossos principais objetivos de investigação. Essas mudanças afetam a biodiversidade e o funcionamento do oceano em grande escala:

  • No espaço - desde ecossistemas locais até ao mundo inteiro;
  • No tempo - desde respostas de curto prazo até escalas de tempo progressivas;
  • Na organização biológica - de moléculas e genes a ecossistemas inteiros.

O nosso objetivo é determinar e compreender os processos e padrões do passado e do presente e usá-los para formular hipóteses possíveis para o futuro. Para alcançar este objetivo, desenvolvemos investigação na área da ciência dos oceanos, tais como oceanografia, ecologia marinha, biologia evolutiva e bioinformática. Esta investigação divide-se em três linhas de trabalho:

  1. Processos Oceânicos e Costeiros, nos quais investigamos os processos e interações físicas, químicas e biológicas, os processos oceânicos e condições climáticas do passado, o carbono e outros ciclos de bioelemntos e as funções dos ecossistemas.
  2. Efeitos das Alterações Ambientais dos Oceanos, em que analisamos as respostas ecofisiológicas, descobrimos e prevemos as dinâmicas biogeográficas e evolutivas de diversas espécies e as causas e efeitos das alterações antropogénicas dos oceanos.
  3. Evolução em Ambientes em Mudança, onde estudamos os efeitos de novas e alteradas comunidades de espécies resultantes da diferente tolerância do ecossistema a ambientes em mudança.
Líder da Linha Temática