Recolha de dados sobre a pesca recreativa em Portugal | - CCMAR -

Recolha de dados sobre a pesca recreativa em Portugal

Acrónimo 
PESCARDATA2
Coordenação 
CCMAR
Parceiros 
Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos
Universidade de Évora
Universidade de Santiago de Compostela
Universidade Nova de Lisboa
COMEGI
Governo dos Açores
Data 
04/2020

Organiza

Descrição

Recolha de dados sobre a pesca recreativa em Portugal

O projeto PESCARDATA2 pretende continuar o estudo integrado da atividade de pesca lúdica em Portugal (iniciado com o projeto PESCARDATA), considerando a vertente da pesca recreativa (apeada, embarcada e pesca submarina) e a da pesca desportiva.

Para atingir os seus objetivos, o projeto desenvolve-se em estreita colaboração com a DGRM, diversas instituições nacionais e internacionais de investigação científica da área e também associações e entidades ligadas à pesca em Portugal: FPAS, FPPDAM, EFSA, FPPD, APPSA.

Uma das principais questões que a pesca lúdica levanta é o desconhecimento desta atividade. Como tal, o projeto tem como finalidade recolher dados mais concretos que permitam descrever a pesca lúdica em Portugal continental, contribuindo para a tomada de decisão responsável e informada.

 

Numa primeira fase, o projeto vai fazer um levantamento da atividade junto dos pescadores lúdicos. Para isso, vai ser lançado um questionário online, o qual constituirá uma ferramenta pioneira para a obtenção de informação adicional sobre a atividade à escala nacional. O inquérito será divulgado pela Direção Geral de Recursos Naturais (DGRM) através de uma mensagem de telemóvel para todos os pescadores lúdicos licenciados, solicitando a sua participação. A finalidade do inquérito é caraterizar pescadores recreativos e conhecer diferentes aspetos da atividade de pesca, tais como: número de pescarias, experiência de pesca, modalidades praticadas, gastos, espécies-alvo, motivações para a prática da atividade, opiniões sobre a legislação em vigor, entre outros.

Numa segunda fase do projeto, será também disponibilizado na página web um diário de pesca interativo online. Este diário permitirá a todos os pescadores lúdicos participantes registarem e consultarem a sua atividade de pesca lúdica, numa página pessoal e intransmissível, obtendo estatísticas atualizadas e personalizadas dessa mesma atividade.

 

O projeto, da responsabilidade do CCMAR, compreende uma equipa multidisciplinar, com investigadores e técnicos de diferentes universidades e institutos, das áreas das pescas, biologia, economia, matemática e sociologia, da Direção Geral de Recursos Naturais (DGRM) e de federações e associações de pesca lúdica portuguesas.

 

 

Membros

Enroll

Atual
View by table
Retrato de Mafalda Rangel Malheiro Dias de Oliveira
Name:
Mafalda Rangel Malheiro Dias de Oliveira
Position:
Postdoc
Retrato de Pedro Veiga
Name:
Pedro Veiga
Position:
Notícias
O CCMAR acaba de lançar, em conjunto com a DGRM, o projeto PESCARDATA2. Nesta primeira fase do projeto, é solicitado aos pescadores lúdicos que preencham um questionário sobre a sua atividade.