News | - CCMAR -

Notícias

Fátima Abrantes , investigadora do CCMAR e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera , foi distinguida com o "Ambassador Award - Union Award" pela sua excelência em investigação científica, educação e comunicação.
Barbara Horta e Costa fez parte de um grupo de 42 cientistas que publicaram, na revista Science, o "MPA Guide": uma nova ferramenta para caracterizar áreas marinhas protegidas de acordo com a proteção que realmente oferecem.
Este ano, recebemos 13 alunos do ensino secundário, vindos de todos o país, que decidiram ter umas férias de verão diferentes do habitual ao experienciar o que é trabalhar num laboratório.
A ideia vencedora pretende desenvolver ferramentas inovadoras para controlar infeções causadas em bivalves e em peixes.
A investigadora Rita Castilho faz parte deste projeto, onde irá contribuir para o estudo da previsão da vulnerabilidade das populações marinhas, comunidades e serviços dos ecossistemas em relação às alterações ambientais.
O desafio lançado pelos investigadores é encontrar e fotografar o verme de fogo nas águas algarvias. O Fotoblitz subaquático é organizado pela plataforma NEMA (Novas Espécies Marinhas do Algarve) e decorre a partir de 14 de...
O cidadão comum pode agora ajudar os nossos investigadores a identificar estas algas, as quais podem ser espécies invasoras com impactos negativos.
O projeto ISIDORe vai elevar a capacidade europeia a nível de serviços de investigação dedicados ao estudo de doenças infeciosas, com destaque para a COVID-19.
O projeto Algae4IBD, que tem como parceiro o CCMAR, pretende identificar compostos de algas que sejam eficazes contra a doença inflamatória do intestino e transformá-los em alimentos funcionais e novos medicamentos.