News | CCMAR
  • Cientistas salvam corais após tempestades e pedem a sua ajuda
    Investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) estão a recolher um tipo de corais chamados gorgónias, que deram à costa após as recentes tempestades, para as transplantar de volta ao seu habitat natural.
  • ATT: Marine Biogeochemistry Training School
    Faro, Portugal, from the 5th to the 8th of June, 2018. Registration and Fellowship details.
  • Seminários do CCMAR
    Todas as semanas organizamos seminários. É uma oportunidade para dar a conhecer o que fazemos e também promover parcerias com outras instituições e empresas. Entrada livre. Veja o programa completo!
  • SIBIC2018
    VII Congress of the Iberian Society for Ichthyology, Faro, Portugal, from the 12th to the 16th of June, 2018. REGISTER NOW
  • 24th IUPAC International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)
    Will take place in Portugal, Faro, from 1 to 6 July 2018.

News

O CCMAR organiza esta semana a 5ª edição da Conferência “Interdisciplinary Approaches in Fish Skeletal Biology (IAFSB)”  em Tavira, Portugal.

Nas últimas décadas, a temperatura da água do mar tem vindo a aumentar, constatou uma equipa de investigação do CCMAR num estudo comparativo, que analisa o período entre 1950 e 2010. Por cada década, dizem os cientistas, a temperatura aumentou entre 0.1 e 0.2 graus, variando também consoante a região.

The 10th Call for Access is OPEN, with an application deadline of 14 May 2018.

Ana Grenha receives her Tech2Market honorable mention (photo credits: UAlg Communication Department)

Ana Grenha, Maria Clara Costa e Luísa Custódio receberam menções honrosas no concurso Tech2Market promovido pela Universidade do Algarve. Fomos falar com as investigadoras para saber mais sobre as suas tecnologias e futuras prospectivas.

António Sykes, investigador do CCMAR, acaba de ser nomeado para o Working Group on Capture and Transport of Cephalopods da FELASA, representando Portugal nesta entidade.

Dulce Oliveira, investigadora do CCMAR e IPMA foi uma das quatro premiadas pela L'Oréal Portugal, pelo trabalho desenvolvido na área das variações climáticas. A cientista recebe esta quarta-feira o prémio, no valor de 15 mil euros, para prosseguir um estudo multidisciplinar que vai permitir avaliar o impacto das variações climáticas nos escossistemas marinho e terrestre.

Todos os anos, o CCMAR recebe alunos holandeses, para um programa de formação de duas semanas. Durante este período, os estudantes trabalham na nossa estação marinha, fazem saídas de campo e recolha de amostras para depois trabalharem.

O CCMAR celebrou a 5 de março de 2018 o seu 27º aniversário e aproveitou a cerimónia para entregar os prémios de mais uma edição do concurso de fotografia e vídeo: "Aos Olhos do CCMAR".