VERSÃO DIGITAL DO PRIMEIRO MAPA DA TOPONÍMIA DOS MARES ALGARVIOS JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
É o primeiro registo em mapa dos nomes dos principais bancos de pesca algarvios.
Nova espécie para a ciência identificada na costa algarvia
São espécies do filo Kinorhyncha, as primeiras descritas em Portugal, duas delas são totalmente novas para a ciência e foram encontradas em amostragens realizadas na costa algarvia...
Investigadora do CCMAR recebe prestigiado Prémio Marine Fellow 2017 da Fundação Pew dos Estados Unidos
Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Professora associada da Universidade do Algarve, foi uma dos onze cientistas internacionais e conservacionistas premiados em todo o mundo, com o prestigiado Marine Fellow Prize 2017...
CCMAR RECEBE GRUPO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE SHOU
No passado mês de Julho, o CCMAR recebeu durante quinze dias, um grupo de alunos da Universidade chinesa, que acompanharam de perto o trabalho dos nossos investigadores.
THE APPLICATION OF POPULATION GENOMICS TO FISHERIES MANAGEMENT
The Foresight Workshop is designed to bring together fisheries management practitioners, stakeholders involved in fisheries policy making and governance, as well as genomic scientists to facilitate interaction. 8 - 10 Maio 2017
Investigadores do CCMAR descobrem nova microalga para produção de biodiesel
Trata-se de uma nova estirpe de uma microalga com elevado potencial para produção de biomassa e bio-óleos. Os investigadores do CCMAR que conduziram o estudo estão otimistas e explicam que a estreita colaboração com a indústria...

News

Foto: Jornal Público | Pedro Rodrigues Frade fez parte da equipa que monitorizou o branqueamento de corais na Grande Barreira de Coral

"A Grande Barreira de Coral está mais em perigo do que nunca. E as más notícias não vêm só da Austrália: por outras partes do planeta há registo do fenómeno de branqueamento dos corais superficiais e da sua morte. As alterações climáticas são as principais responsáveis.(...) Pedro Rodrigues Frade, investigador de pós-doutoramento do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, está agora na Austrália a estudar a Grande Barreira de Coral."

 

"Numa operação inédita na Madeira, cientistas do Laboratório de biologia, ecologia e conservação marinha da Madeira (MBe Lab), em colaboração com o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMar) levaram a cabo uma campanha de mergulho científico com o objectivo de determinar as taxas de fotossíntese, respiração e calcificação de algas vermelhas calcárias no seu ambiente natural".

Foram três dias intensivos de um Curso teórico-prático no Panamá, onde Mercedes Wangüemert, investigadora do CCMAR, foi falar sobre aplicações de genética de populações na Ecologia e gestão de recursos marinhos costeiros.

O CCMAR vai estar presente em força em Portimão na MarAlgarve, a feira mais importante do cluster do Mar no Algarve.

Com mais esta descoberta, os investigadores acreditam estar cada vez mais perto de novas terapêuticas para doenças ósseas como a osteoporose, que é caraterizada pela perda de massa óssea. O trabalho recentemente publicado pelos cientistas do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) deve inclusivamente tornar-se a breve prazo uma referência para a identificação deste tipo de moléculas.

O concurso "Mitose: Ciência ao Sul" trouxe em 2017 mais uma vez alunos até ao CCMAR. Durante três dias, alunos do ensino secundário, de todo o país, são recebidos nos laboratórios para desenvolver pequenos projetos. 

Carla Lourenço, bióloga do CCMAR, acaba de ser premiada com uma menção especial da terre de femmes, da Yves Rocher, pelo projeto STRAW PATROL. Parabéns, Carla!

O CCMAR celebrou no passado dia 6 de março de 2017 o seu 26º aniversário e aproveitou a cerimónia para entregar os prémios da segunda edição do concurso de fotografia e vídeo: "Aos Olhos do CCMAR". 

Ester Serrão, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) e Professora associada da Universidade do Algarve, foi uma dos onze cientistas internacionais e conservacionistas premiados em todo o mundo, com o prestigiado Marine Fellow Prize 2017 atribuída pela Fundação Pew dos Estados Unidos.