News | CCMAR
Aquaexcel2020 - The 8th Call for Access is OPEN
The 8th Call for Access is OPEN, with an application deadline of 12 December 2017.

News

Na passada semana, um grupo de alunos do Mestrado de Biologia Marinha e Conservação do ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida - visitou o CCMAR e o grupo de investigação ALGAE conduziu-os numa saída de campo, onde aprenderam mais sobre ervas marinhas.

A nona edição da Conferência Nacional das Ciências Polares decorreu esta semana, na Covilhã. Os nossos cientistas juntaram-se ao encontro, onde se debateram os avanços e definiram estratégias em relação a projetos a desenvolver nas regiões polares.

Um grupo de investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), em parceria com o Centro Hospitalar Universitário do Algarve e em conjunto com a GenoGla Diagnostics, desenvolveu um novo teste diagnóstico utilizando um biomarcador de calcificação vascular presente no sangue. Este teste de uso fácil e resposta rápida será de grande utilidade no estudo da doença cardiovascular.

Aquaexcel2020 é a rede de investigação que reúne os maiores peritos na área da Aquacultura europeia.

The 8th Call for Access is OPEN, with an application deadline of 12 December 2017.

Projeto REASE (Rede de Educação Ambiental para os Serviços dos Ecossistemas) desenvolveu atividades com alunos do 10º ano da Escola Secundária João de Deus, na Culatra.

Chama-se REASE e é a nova Rede de Educação Ambiental para os serviços dos Ecossistemas. O objetivo é juntar vários parceiros e instituições do Algarve, tendo como meta o planeamento e desenvolvimento de projetos de educação ambiental, na área dos serviços ecossistémicos. O CCMAR é um dos parceiros do projeto que termina no final do ano.

A equipa de investigação do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), na Universidade do Algarve, do ISPA-Instituto Universitário, do Instituto Gulbenkian de Ciência e da Fundação Champalimaud demonstrou que os peixes manifestam estados emocionais que dependem da forma como percepcionam os estímulos ambientais.

Investigadores do Centro juntaram-se a outros peritos da UAlg para participar num exercício de simulação de um derrame de petróleo. A equipa do Centro ficou encarregue de simular a recolha e análise de amostras de água com organismos planctónicos, um passo fundamental para avaliar o estado do ecossistema antes e depois de um acidente.