News | CCMAR

News

The 7th Call for Access is OPEN, with an application deadline of 25 September 2017.

Inaugura esta terça-feira, 19 de setembro, a exposição fotográfica resultante do Concurso "Aos Olhos do CCMAR". Esta é a segunda edição da exposição "Aos Olhos do CCMAR", a maior mostra de imagens que retratam a investigação científica produzida no Centro em 2016.

O CCMAR marcou presença no 4º Congresso Internacional de Áreas Marinhas Protegidas (IMPAC4), que ocorreu no Chile de 4 a 8 de Setembro de 2017.

A corvina americana, ou corvinata, não é natural de águas nacionais, mas mesmo tratando-se de uma espécie invasora já está instalada nos estuários dos nossos rios. Por isso, os investigadores do CCMAR vão dar a conhecer numa prova de degustação, de que forma se pode consumir este peixe e assim tentar aliviar a pressão que esta espécie faz nos nossos recursos pesqueiros.

José Paulo da Silva is going to work as Scientist - Analytical Services Unit.
Welcome José Paulo!

Integrada na Assembleia Geral da estrutura europeia EMBRIC, a apresentação da nova política para a Biotecnologia Marinha traz consigo diretrizes relevantes para um setor em franca expansão: o da Economia Azul, que toca áreas como a saúde e bem estar.

A nova política é dada a conhecer por Steinar Bergseth, durante o Encontro da rede de investigação EMBRIC, que decorre esta semana, organizado pelo CCMAR.

Teresa Pimenta started to work with us on August. She will work at EMBRC.PT and CCMAR as Legal Officer.
Welcome Teresa!

Nos últimos anos, os investigadores do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) reportaram o aparecimento de mais de uma dezena de espécies invasoras no estuário do Guadiana. A nova espécie detetada é um hidróide, que ao incrustar-se em estruturas artificiais traz efeitos negativos não só a nível do ecossistema, mas também a nível sócio-económico.

O projeto chama-se ALGARED+ e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é um dos membros do consórcio luso-espanhol  de nove instituições que é responsável pelo projeto, que faz parte do Programa (POCTEP) Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.